scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa revela algo chocante sobre dormir pouco

Se você se preocupa com a sua saúde, saiba que dormir pouco pode ser a causa de um problema grave de saúde. Aliás, até mesmo a aparência estética ficará prejudicada.



Dormir mal tem uma série de prejuízos para o corpo humano, já que o sono é uma ferramenta importante para a saúde. No entanto, um estudo recente revelou algo chocante sobre as noites mal dormidas em casa. De acordo com os pesquisadores, dormir pouco aumenta o nível de gordura abdominal. Assim, a pessoa pode se tornar suscetível a alguns problemas, como doenças cardiovasculares.

Veja também: Aprenda a fazer o chá de folhas de jamelão

O estudo foi publicado no Journal of the American College of Cardiology. Ele avaliou o prognóstico de 12 voluntários durante 21 dias. Eles foram divididos em dois grupos, sendo que em um deles os percipientes dormiam 9 horas por noite, enquanto os demais apenas 4 horas.

 

Estudo revela que dormir pouco aumenta a gordura abdominal

Segundo os cientistas, o grupo que dormiu pouco ganhou mais gordura abdominal. No geral, em apenas 21 dias, o aumento da massa gorda visceral foi entre 9% e 11%. Mais do que isso, todos os voluntários que dormiram menos, acabaram comendo 300 calorias a mais todos os dias. Eles também ingeriram 13% a mais de proteínas e 17% a mais de gorduras.

Assim, fica evidente que dormir pouco pode ser prejudicial para a saúde. Lembre-se de que esses efeitos foram notados por apenas 21 dias de pesquisa, ou seja, eles podem ser ainda piores ao longo de meses ou anos.

 

Hábitos que vão te ajudar a dormir melhor

1 – Evite comer muito antes de dormir. Não faça grandes refeições até 2 horas antes de se deitar;

2 – Não tome muito líquido para evitar interrupções do sono durante a noite;

3 – Durma em um ambiente escuro e tranquilo, livre de ruídos e sons que possam incomodar;

4 – Deixe a cama limpa e arrumada antes de se deitar. Isso ajuda a dormir com mais conforto e tranquilidade, pois aumenta a sensação de bem-estar;

 

5 – Desligue o celular, a TV ou qualquer outro equipamento eletrônico 30 minutos antes de dormir, pelo menos;

6 – Tente dormir durante 7 a 9 horas todos os dias. Esse é o tempo de sono recomendado pelos especialistas no assunto;

7 – Estipule um horário para dormir e outro para acordar diariamente. Siga a rotina mesmo aos finais de semana e feriados. Isso ajuda a regular o metabolismo e o ritmo cardíaco;

8 – Evite bebidas alcoólicas e estimulantes à noite;

9 – Procure por técnicas de respiração e de relaxamento para controlar ansiedade, se esse for o seu problema.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário