scorecardresearch ghost pixel



PIS/Pasep: estas são as 3 opções de saques liberadas pela Caixa para 2022

Observe as opções de saque liberadas pela Caixa.



O PIS/Pasep é um dos principais benefícios para os trabalhadores, afinal, para muitas pessoas, o abono salarial é uma espécie de 14º salário. Assim, ao longo do ano, milhares de trabalhadores ainda terão três opções de saque do PIS/Pasep, duas delas referentes ao abono salarial e uma delas referente às cotas do fundo PIS/Pasep.

Veja também: Saque do PIS/Pasep de até R$ 1.212 continua nesta semana; veja os valores

PIS/Pasep ano base 2020

A primeira opção é o abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020, que já foi liberado pelo governo. No entanto, mesmo tendo sido liberado, mais de 500 mil pessoas ainda não retiraram o benefício.

Assim, aqueles trabalhadores que ainda não sacaram o benefício do ano-base 2020 têm até 29 de dezembro para resgatar. Caso contrário, perderão o direito ao benefício.

Quem recebe o abono salarial de 2020?

Os trabalhadores que também atuaram com carteira assinada por pelo menos 30 dias e receberam em média até dois salários mínimos mensais têm direito ao abono salarial 2020. Se você não recebeu o abono esse ano e quer saber se tem direito, basta seguir as orientações abaixo:

Vamos lá, para saber se você está apto a receber o abono de PIS/Pasep, você precisará baixar ou atualizar o aplicativo digital da CTPS no seu celular. Feito isso, basta seguir estas instruções passo a passo:

  • Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho no seu celular;
  • Abra o aplicativo;
  • Acesse sua conta com seu CPF e senha do gov.br ou cadastre sua senha;
  • Busque por “Benefícios”;
  • Depois, basta apenas clicar em “Abono Salarial”.

Abono salarial ano base 2019

O governo está liberando uma nova possibilidade de saque para trabalhadores que estiverem ativos em 2019, mas perderam o período de saque do bônus salarial.

Se você não recebeu o abono salarial  do ano-base 2019 e quer saber se possui direito, basta verificar se você se enquadra nos requisitos abaixo:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2019;
  • Ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
  • Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019.

Como fazer para receber o PIS/Pasep ano-base 2019?

O trabalhador que atenda aos requisitos listados pode se inscrever no órgão do Ministério do Trabalho e Previdência para receber, ou pelos seguintes canais:

  • Central telefônica Alô Trabalhador nº 158;
  • Através de um pedido por e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras “uf” pela sigla do estado em que reside;
  • Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS).

Cotas do fundo PIS/Pasep

Se você trabalhou entre 1970 e 4 de outubro de 1988 e é trabalhador, funcionário público ou ex-militar tem direito a receber cotas do fundo PIS/Pasep.

Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas podem receber benefícios que somam mais de R$ 23 bilhões, mas o saque não foi feito.  Se você ou um familiar esteve ativo entre esses períodos, e não retirou suas cotas, é muito provável que você tenha direito ao benefício.




Voltar ao topo

Deixe um comentário