PIS/Pasep: veja como consultar e solicitar esse ‘dinheiro esquecido’

Dados oficiais do governo mostram que cerca de 320 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício pago em 2022.



O calendário do abono salarial PIS/Pasep ano-base 2019 foi finalizado em 2020, mas muita gente ainda não sacou o benefício. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, mais de R$ 200 milhões estão disponíveis para cerca de 320 mil trabalhadores.

Leia mais: IR 2022: confira novas regras para declarar poupança

O benefício é um direito de funcionários de empresas privadas (PIS) e servidores públicos (Pasep). Para receber, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter inscrição no PIS/Pasep há, no mínimo, 5 anos;
  • Ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos, em média, em 2019;
  • Ter trabalhado para pessoa jurídica por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2019;
  • Estar com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou eSocial.

 

Como consultar e solicitar o abono?

A consulta ao benefício pode ser feita pela internet, no aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS). Outra opção é ligar para central de atendimento Alô Trabalhador, no telefone 158.

Depois de confirmar que tem direito ao PIS/Pasep de 2019, o trabalhador deve solicitar o reenvio dos valores ao Ministério do Trabalho e Previdência. Os canais de atendimento são:

  • Unidades regionais do Ministério do Trabalho e Previdência;
  • Central Alô Trabalhador, no telefone 158;
  • E-mail trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado onde mora;
  • Portal Gov.br.

Abono salarial 2021

O pagamento do abono PIS/Pasep referente ano-base 2021 estava previsto para ocorrer em 2022, mas foi adiado pelo governo federal. Ainda não há confirmação oficial sobre quando os repasses serão feitos, mas a expectativa é que o calendário abranja os primeiros meses de 2023.




Voltar ao topo

Deixe um comentário