scorecardresearch ghost pixel



Por que a soneca do iPhone dura apenas 9 minutos? Desvende o mistério

Entenda qual é o motivo que faz o recurso de soneca do iPhone durar exatamente 9 minutos. A resposta envolve acontecimentos históricos do século passado e você vai se surpreender.



A rotina atribulada do dia a dia e algumas poucas horas de sono em determinados períodos exigem que o alarme do celular seja ativado com certa frequência. Porém, mesmo quando ele toca, demora para que o dono do aparelho decida levantar e fazer o que se comprometeu. 

Veja também: Aprenda a bloquear no WhatsApp sem que a pessoa saiba

Não é à toa que geralmente o botão de “soneca” é ativado para garantir alguns minutinhos a mais na cama. A soneca do iPhone dura exatos 9 minutos, ou seja, esse tempo extra dura sempre a mesma quantidade de tempo.

Você já percebeu isso e se perguntou o porquê de o tempo ser exatamente 9 minutos? Afinal, qual seria o problema de ficar 10, 11 ou 12 minutos a mais na cama? Existe uma explicação para isso e provavelmente você ficará surpreso em saber mais sobre ela.

Por que a soneca do iPhone dura apenas 9 minutos?

Para entender o motivo que leva a soneca do iPhone a durar exatos 9 minutos é preciso voltar algumas décadas no tempo. Especificamente a partir de 1950 alguns estudos demonstraram que 9 minutos é o tempo médio padrão que uma pessoa demora para cair no sono profundo novamente.

Inclusive, os despertadores mecânicos de antigamente já tinham a tal função soneca. Sabe quanto tempo ela durava para dar um tempinho a mais para a preguiça? Pois é, exatamente 9 minutos, igual à soneca do iPhone. Aliás, diferentemente do Android, o sistema operacional iOS não permite ajustar a soneca para outro tempo maior.

Soneca do iPhone é uma herança do século passado

A título de curiosidade, saiba que a função soneca surgiu em 1956. O primeiro relógio despertador a usar essa ferramenta foi o relógio de mesa Telechron 7H241, fabricado pela General Electric (GE). Como ele era um relógio mecânico, foi preciso criar uma nova engrenagem para encaixar perfeitamente no modelo tradicional anterior.

No entanto, o tempo de 9 minutos surgiu como marketing. Mesmo que fosse embasado em estudos científicos, a verdade é que o relógio era vendido como um equipamento que não permitiria atrasos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário