A sigla RG, que significa Registro Geral, é muito vista em diversos lugares, principalmente quando se trata de alguma inscrição que depende de documentos, ou no momento de realizar uma viagem e apresentar documento com foto.
Veja também: Novo RG será principal documento dos brasileiros; saiba como pedir o seu
O documento, que é tão importante ter em mãos, serve como uma forma de identificação, já que conta com informações como: nome completo, nome dos pais, data de nascimento e local de nascimento.
Já a sigla CPF, que tem por significado Cadastro de Pessoa Física, é um documento emitido pela Receita Federal, com 11 dígitos, e tem como função identificar os contribuintes do Imposto de Renda.
Ambos são documentos importantes e que devem sempre estar junto com os cidadãos, assim como a certidão de nascimento, que é o documento base para que os outros possam ser emitidos.
No entanto, mesmo tendo em consideração a importância que esses documentos têm, existem muitos casos nos quais o indivíduo acaba perdendo os documentos, ou até mesmo sendo furtado. Nesse caso, é necessário e fundamental que a segunda via seja emitida.
Importância dos documentos
Os documentos são extremamente importantes, por isso, é necessário que eles estejam sempre em nossa carteira, poupando maiores problemas.
A certidão de nascimento é o primeiro documento que temos. É onde consta todas as nossas informações pessoais, como nome, filiação, data de nascimento, local de nascimento e muitos outros dados necessários para identificação.
O RG e o CPF, portanto, só podem ser tirados na presença da certidão de nascimento, ou seja, todas as informações que são necessárias para que esses documentos sejam tirados constam na certidão.
Assim, tendo em vista a importância que esses documentos possuem, é fundamental e importante que, ao perder esses documentos, o cidadão procure um Poupatempo ou algum outro órgão responsável para conseguir tirar a segunda via dos documentos.
Como tirar a segunda via dos documentos?
Para tirar a segunda via dos seus documentos é simples, e na maioria das vezes isso pode ser feito de graça, confira como:
Segunda via do RG
Para solicitar a segunda via do seu Registro Geral, basta que o cidadão se dirija a algum desses três locais: Poupatempo, Secretaria de Segurança Pública ou até a algum posto da Polícia Civil. Certifique-se dos documentos que são necessários para a emissão da segunda via do seu RG e, então, se dirija a algum desses locais para realizar as etapas necessárias.
No caso de roubo ou furto da primeira via, basta fazer um boletim de ocorrência alegando o acontecido, e assim o cidadão não pagará pela emissão da segunda via. Além disso, homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos não pagam.
Segunda via do CPF
Para solicitar a segunda via do seu CPF em caso de furto ou perda, é necessário acessar o site da Receita Federal. Ao fazer isso, basta preencher todos os dados de maneira correta e, na sequência, será exibido um comprovante de emissão. A sua 2° via poderá chegar pelos correios, ou poderá ser retirada no cartório.
Segunda via da certidão de nascimento
Perder a certidão de nascimento, apesar de não ser tão comum, pode acontecer, por conta de armazenamento indevido ou de diversos outros fatores. No entanto, para solicitar a segunda vida é simples: basta se dirigir até um cartório e fornecer toda a documentação solicitada e necessária e, após isso, aguardar. As taxas cobradas nessa situação variam de acordo com a cidade e o estado.