Você já deve ter ouvido falar que precisa deixar o feijão de molho em água antes de colocá-lo para cozinhar na pressão. O problema é que muita gente simplesmente ignora essa dica preciosa dada, geralmente por pessoas mais velhas. Entenda hoje o porquê de deixar o feijão de molho e como isso pode interferir no resultado do alimento na mesa.
Veja também: Iogurte e vinho: médicos apostam neste combo alimentar contra diabetes
Por que devo deixar o feijão de molho em água?
A primeira coisa que deve ser levada em consideração é que o feijão é um grão proveniente da fava. Portanto, ele é uma leguminosa e, como todas elas, têm algumas substâncias que podem estimular a produção de gases.
Mas especificamente, o feijão é rico em um carboidrato conhecido como oligossacarídeo, o qual dificulta a digestão do alimento. É por esse motivo que muitas pessoas sofrem com dores abdominais e excesso de gases após comer o feijão.
O pior de tudo, é que a substância ainda dificulta a absorção de outros nutrientes pelo organismo. Aí é onde mora o real motivo que leva às pessoas deixarem o feijão de molho antes de cozinhar.
Deixa o feijão de molho ajuda a evitar desconfortos
Ao deixar o feijão de molho, você evita os efeitos “antinutricionais”. Isso faz com que algumas substâncias indesejadas sejam eliminadas antes de entrarem em contato com o organismo. Dessa forma, o feijão não vai produzir gases ou gerar desconfortos em quem o como. Mas não é só o feijão que precisa ficar de molho; sempre faça o processo com estes alimentos:
- Feijão;
- Grão-de-bico;
- Lentilha;
- Tremoço
- Edamame;
- Soja;
- Amendoim;
- Ervilha.
Coloque a porção que será cozida por cerca de 3 horas em uma vasilha com água. Elimine a água e coloque para cozinhar normalmente.