scorecardresearch ghost pixel



Quais os benefícios e os prejuízos à saúde ao tomar uma xícara de café

Entenda os benefícios e os prejuízos do café no cérebro. Pode fazer tanto bem como mal, mas vai depender da sensibilidade ou não à cafeína.



O café é uma bebida que já faz parte da cultura do brasileiro. Afinal, são mais de 78% da população que tomam pelo menos uma xícara de café regularmente, segundo pesquisa publicada em 2020 pelo IBGE.

Veja também: Existe alguma cerveja que pode ser saudável?

Em relação aos efeitos provocados pela bebida, ainda é objeto de controvérsias, pois muitos afirmam que a bebida não faz bem para o organismo. No entanto, há indícios que o café não prejudica a saúde, desde que não seja consumido exageradamente. Pois, é na dose das substâncias que compõem a bebida que está a razão disso tudo.

O que compõe o café?

De acordo com vários estudos, o café possui compostos fenólicos, flavonoides, ácidos orgânicos e vitaminas como a B3, que fornece ao organismo inúmeros efeitos terapêuticos, antioxidantes, além de agir como anti-inflamatório e neuroprotetor.

Embora o café seja famoso e grande parte dessa fama se deve aos efeitos da cafeína, a bebida possui uma substância chamada ácido clorogênico, que age como antioxidante contribuindo para redução dos danos gerados por radicais livres. 

Agora você deve estar se perguntando, mas a cafeína faz bem ou faz mal à saúde? Então vamos esclarecer quais são os efeitos que essa substância provoca no cérebro.

Cafeína e os seus efeitos na saúde 

É sabido que a cafeína é o principal elemento presente no café. Ela atua ampliando o estado de atenção e alerta, além de diminuir o cansaço e a sensação de esgotamento.

Seu efeito costuma durar cerca de 4 horas, para pessoas com metabolismo normal e até 8 horas para pessoas com metabolismo mais lento.

É importante destacar que em mulheres gestantes, o efeito do café pode se prolongar até 10 horas. Isso explica por que algumas pessoas são mais sensíveis aos efeitos da cafeína, enquanto outras não, pois os efeitos do café variam de acordo com as particularidades de cada indivíduo.

O que acontece quando se toma uma xícara de café?

Vamos entender quais as contribuições boas e ruins do café no cérebro.

Efeitos positivos do café

  • Efeito estimulante: a cafeína é composta por um neuromodulador endógeno, que interfere na liberação de neurotransmissores como o glutamato e as monoaminas, além da dopamina e a serotonina. Além disso, a cafeína se liga a outros receptores como adenosina, bloqueando a sua liberação, assim a substância ajuda a aumentar a energia e reduz o cansaço.
  • Aumenta o desenvolvimento cognitivo e melhora a memória: beber uma xícara de café em jejum, pode elevar o nível de energia e aumentar o foco e atenção, gerando uma sensação de bem-estar e deixar a pessoa mais alerta.
  • Provoca efeito ergogênico: ajuda melhora o desempenho físico
  • Possui efeito antioxidante e vasodilatador da pele: reduz sinais de envelhecimento, além de ajudar no tratamento de celulite e alopecia.
  • Tem ação analgésica e ameniza dores de cabeça.

Quais os efeitos ruins do café?

Para algumas pessoas o café em excesso pode causar problemas como distúrbios do sono, irritabilidade, tremores e dependência química, que, por sua vez, pode ocasionar dores de cabeça.

O recomendado por especialistas é que o consumo seja moderado, dependendo da sensibilidade ou não da cafeína. Por isso, o ideal é consultar um médico se desconfiar que há problemas ao consumir o café.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário