scorecardresearch ghost pixel



Qual a melhor hora para entregar o IRPF de 2022?

Saiba qual a melhor hora para entregar sua declaração do IRPF 2022.



Com a recente prorrogação, os contribuintes ganharam mais um mês no prazo final para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPF 2022). Agora, a data limite é 31 de maio. Porém, assim como todos os anos, sabemos que muitas pessoas vão deixar para fazer a declaração na última hora.

Veja também: Quem pode receber redução na conta de luz com a Tarifa Social? Descontos de até 65%

Especialistas dizem que quanto antes entregar melhor, mas fica a dúvida: será que é mais vantajoso entregar logo?

O diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil diz que você pode deixar a declaração pronta com antecedência, Porém a entrega vai depender de cada caso. Quando o documento estiver pronto, você pode começar a analisar o melhor dia para a entrega.

Muitas vezes as pessoas confundem “elaborar” o IRPF, com fazer a “entrega”, você pode estar com sua declaração pronta e escolher qual vai ser a melhor data para entregar. A melhor data pode depender de muitas coisas, como:

  • Condições financeira do contribuinte;
  • Se vai haver restituição ou se vai precisar pagar impostos ao governo;
  • Entre outras coisas.

Pode ser viável que você não deixe o documento pronto e faça tudo no prazo final, porém é interessante deixar o IRPF pronto e escolher a melhor data, para que não tenha problemas de falta de documentos ou até mesmo falta de tempo.

Vale alertar que outro problema que você pode enfrentar deixando para fazer de última hora é o congestionamento no sistema. Mesmo que a Receita Federal esteja sempre aprimorando o site, não se deve confiar totalmente.

Então, caso queira deixar para o prazo final, o aconselhável é deixar a declaração pronta o quanto antes e escolher a melhor data para entregá-la.

Saiba as vantagens de fazer a entrega antes

Fizemos uma pequena lista, seguindo o que os especialistas dizem sobre as vantagens de fazer a entrega antes, veja.

  • Os contribuintes que têm imposto para restituir e precisam de recursos financeiros vão receber logo no primeiro lote;
  • Vai ficar livre deste compromisso e não vai ter o risco de perder o prazo da entrega;
  • Vai ter mais tempo, caso precise de ajustes na declaração e para fazer a busca de documentos perdidos ou extraviados;
  • Mais tempo para fazer a conferência da declaração e fazer a entrega sem erros.

Veja as vantagens de fazer a entrega em cima da hora

Assim como entregar o documento antes possui suas vantagens, entregar depois, no prazo final, também pode ter alguns benefícios, confira abaixo.

  • Os contribuintes que têm imposto para restituir, mas não estão precisando de recursos financeiros, vão poder receber nos últimos lotes, isso vai fazer com que gere uma correção monetária muito maior;
  • Pessoas que têm que pagar novos valores do IRPF vão ter como planejar melhor o caixa para esse pagamento, pois vão adiar o prazo de fazê-lo




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário