scorecardresearch ghost pixel



Qual é o melhor adubo caseiro? Veja 5 boas opções

Cultivar flores, hortaliças e todo tipo de vegetal exige alguns cuidados pontuais, sendo que o principal está na fertilização do solo. Aprenda hoje como fazer adubo caseiro.



As flores e todos os vegetais são estruturas sensíveis, por mais que possam resistir a mudanças climáticas. Suas plantas precisam de cuidados para mostrarem toda sua beleza. Para garantir que o seu jardim ou que os vegetais plantados em vasinhos dentro de casa se desenvolvam, é preciso garantir um bom substrato. A boa notícia é que existem 5 opções de adubo caseiro que farão esse trabalho para você.

Veja também: Reaproveite as cascas de ovo para equilibrar os nutrientes do solo

Em outras palavras, a receita de sucesso para que as plantas cresçam e se desenvolvam está no fertilizante. Sobre isso, engana-se quem imagina ser necessário comprar dezenas de produtos químicos perigosos e caros. Dá para fazer adubo caseiro natural de forma fácil, simples e barata dentro de casa.

Adubo caseiro é a melhor solução para suas plantas

Um dos pontos mais importantes para cultivar bem as plantinhas está em usar bons fertilizantes. De tempos em tempos é importante revigorar os nutrientes da terra onde está a plantação caseira.

Como as flores de sua casa terão atenção exclusiva, os adubos orgânicos são a melhor opção. Por serem naturais, não agridem o solo, os vegetais e nem os animais. Além disso, a matéria orgânica é produzida diariamente em sua residência e jogada fora. Pois é, o adubo utiliza restos de alimentos que iriam para o lixo.

Todo mundo tem a possibilidade de fazer um bom fertilizante com itens que tem dentro de casa. Diversos resíduos de alimentos podem ser reaproveitados na hora do descarte. Por isso, pense duas vezes antes de jogar cascas de ovos, restos de frutas, borra de café e folhas.

Qual é o melhor adubo caseiro? Veja 5 boas opções

Os benefícios do próprio adubo são muitos e ajudam, inclusive, a diminuir a poluição do meio ambiente. Fora isso, os nutrientes são ótimos para as plantas.

1 – Adubo com casca de ovo

Rica em nutrientes, basta lavar as cascas quebradas dos ovos, deixar secar bem e triturá-las. Quanto mais fino o pó que sobrar da trituração, melhor. Coloque uma colher de chá de pó de casca de ovo em casos ou espalhe pela terra. Se preferir, misture o produto com um pouco de terra úmida antes de colocar nas flores.

2 – Adubo com borra de café

Dilua a borra do café em água (3 colheres de borra para 1 litro de água). Deixe descansar por uma semana e borrife nas plantas.

3 – Adubo com restos de frutas e legumes

Os restos de frutas e legumes, principalmente as cascas, são ótimos para adubar a terra. Tente apenas picar em pedaços menores e misture com terra. Deixe descansar por três dias (mexa a terra todo dia) e pronto.

4 – Adubo caseiro de casca de banana

A casca de banana é rica em minerais como fósforo e potássio, por exemplo. Por isso ela ajuda a enriquecer a terra do seu jardim ou o substrato do vasinho de planta. Basta cortar em pedaços pequenos e misturar com o solo.

5 – Adubo caseiro com leite

Misture 100 ml de leite comum (se achar orgânico é melhor) com 1 litro de água filtrada. Depois, basta colocar a solução em um borrifador e aplicar diretamente nos vegetais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário