scorecardresearch ghost pixel



Reaproveite as cascas de ovo para equilibrar os nutrientes do solo

Assim como os seres humanos, os vegetais precisam de substâncias nutritivas que garantam o seu crescimento. Quem possui jardins e vasos pode tornar a terra mais saudável com resíduos de alimentos.



As plantas estão cada vez mais populares e há quem se refira como ‘’mãe’’ ou ‘’pai’’ desses seres vivos, porque todos precisam de cuidados e seguem um ciclo de vida. Sendo assim, já é de conhecimento da maioria que as vitaminas e minerais são imprescindíveis no desenvolvimento de folhas e frutos, garantindo uma germinação completa. Um desses componentes indispensáveis é o cálcio, presente nas cascas de um alimento que muitos costumam descartar, os ovos. 

Veja também: 6 melhores chás para combater diabetes e tirar açúcar do sangue

A camada de proteção do ovo é rica em moléculas estruturantes, controlando o equilíbrio do meio em que é inserida, fortalecendo caules e folhagens. No entanto, visto a sua concentração do mineral, acrescentar uma medida exagerada prejudica o mini ecossistema. Com exceção das orquídeas e azaleias, todas as espécies se beneficiam das suas propriedades e a periodicidade ideal de rega é de uma vez por mês.

Confira os melhores jeitos de usar a casca de ovo para adubar

Antes de tudo, para identificar se a sua planta precisa de cálcio, observe as folhas, se houver pontos esbranquiçados isso indica uma possível deficiência do nutriente.

Natural 

Em todos os casos a seguir, coloque as cascas de ovo em um liquidificador ou mixer e reserve dentro de um recipiente vedado, longe de áreas com calor. Busque bater o conteúdo até obter uma consistência de farinha, assim a terra decompõe melhor suas partes. A medida correta mensal é de 1 colher de sopa. 

Mix

Ao misturar com casca de banana e borra de café, o adubo vai ficar ainda mais nutritivo, pois nesses dois ingredientes contêm o famoso NPK, nitrogênio, fósforo e potássio, responsáveis pela obtenção de oxigênio das plantas. 

Composto orgânico 

Aos que utilizam composteira, o pó derivado da casca de ovo quando distribuído uniformemente entre os outros resíduos, potencializa o efeito fertilizador. Observe o tamanho do reservatório para acrescentar uma quantidade proporcional ao composto. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário