Nos tempos atuais, quem deseja ganhar dinheiro como produtor de conteúdo para o Youtube, por exemplo, deve se atentar a alguns requisitos rigorosos exigidos pela plataforma de vídeos. Portanto, se você sempre se perguntou quanto ganha um youtuber, conheça abaixo as formas de remuneração da empresa.
Leia mais: Youtube cria catálogo com filmes e séries gratuitos; veja como assistir
O primeiro deles é possuir, pelo menos, 1 mil inscritos e 4 mil horas de exibição no ano anterior. Outra condição é possuir uma conta do Google AdSense vinculada. Feito isso, o criador de conteúdo então passa a ter o direito de se inscrever no Programa de Parcerias do YouTube (YPP).
É por ele que se torna possível fazer dinheiro por meio de anúncios, clubes dos canais, assinaturas, entre outros formatos. Mas indo além dos limites mínimos de visualizações e de inscritos, o Youtube oferece aos usuários recursos com requisitos próprios de monetização – alguns deles, inclusive, podem mudar conforme a região.
Como fazer dinheiro no Youtube? Conheça os tipos de receita
Veja a seguir algumas formas de ganhar dinheiro pela plataforma de vídeo hoje em dia:
- Por meio de receita de publicidade – método mais eficaz de ganhar dinheiro com o Youtube hoje em dia. Ela é gerada quando os internautas assistem aos anúncios exibidos nos vídeos.
- Clubes dos canais – membros podem fazer pagamentos mensais em troca de benefícios exclusivos.
- Estante de produtos do canal – que é quando o criador de conteúdo disponibiliza a compra de produtos oficiais da sua marca.
- Super Chat e Super Stickers – pessoas podem pagar para que suas mensagens apareçam em destaque no chat em transmissões ao vivo (lives).
- Receita do Youtube Premium – os criadores de conteúdo recebem uma parte da taxa de assinatura de um usuário do Youtube Premium caso ele assista seu conteúdo.
- Fundo do Youtube Shorts – esta é outra forma de ganhar dinheiro na plataforma. Trata-se do fundo de recompensa do YouTube Shorts que repassa entre os produtores de conteúdo US$ 100 milhões como forma de recompensar a dedicação deles em criar vídeos curtos e originais. Mas atenção: para fazer parte desse fundo, é necessário estar incluído em um dos países ou regiões prefixados pelo Youtube.
Quanto o Youtube paga por visualizações hoje em dia?
Considerando apenas os pagamentos por anúncios, que é o formato mais tradicional, o YouTube recorre a duas métricas: RPM e CPM.
Basicamente, a cada 1 mil visualizações de anúncios, os anunciantes repassam uma determinada quantia ao YouTube (CPM). A plataforma então fica com 45% e o criador de conteúdo com o restante.
Neste caso, a então Receita por Mil (RPM) é a métrica centralizada de monetização do Youtbe. Ela aponta o valor da receita que um criador recebe a cada 1 mil visualizações após o corte feito pela plataforma.