Todos os brasileiros que trabalham ou já trabalharam com carteira assinada (dentro da CLT) podem ter direito ao abono salarial do Pis/Pasep. Para isso, é preciso que o trabalho tenha sido desenvolvido durante os últimos 5 anos. Além disso, quem trabalhou entre 1970 e 1988 tem direito às chamadas cotas do Pis/Pasep. Ainda existem recursos do Pis esquecido que podem ser resgatados.
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Como saber se tenho Pis esquecido?
Os trabalhadores que esqueceram de sacar o abono salarial do Pis/Pasep podem efetuar a transação a partir desta quinta-feira (31). De acordo com os dados do governo federal, cerca de R$ 208 milhões do Pis foram abandonados por quase 320 mil contribuintes.
O Ministério do Trabalho e Previdência decidiu fazer uma repescagem para auxiliar essas pessoas com o saque. Para consultar usando apenas o CPF basta ligar para 135 ou acessar o portal Meu INSS. Descubra agora como sacar o Pis esquecido e conquistar uma renda extra para começar abril no verde.
Pis esquecido: como sacar?
Vale destacar que o pagamento faz referência ao abono para quem tinha direito ao Pis em 2019. Isso porque o abono vigente que ainda encontra-se em fase de pagamentos diz respeito ao ano-base de 2020. Portanto, se você trabalhou em 2019 e cumpriu os pré-requisitos necessários, ainda dá para sacar o Pis esquecido.
A rodada de resgate dos valores abandonados deveria ter iniciado em fevereiro. No entanto, o governo decidiu adiar o momento e liberou o saque no finalzinho de março deste ano.
Aprenda ponto a ponto como solicitar o saque do pis esquecido
Siga as instruções para recuperar o Pis esquecido por e-mail ou presencialmente:
1 – O primeiro passo a ser executado é fazer uma requisição formal solicitando o Pis esquecido. Para tanto, basta enviar um e-mail destinado ao seu cadastro – geralmente é trabalho.uf@economia.gov.br (troque a sigla uf, pela sigla do seu estado). Informe que o motivo do seu contato é para sacar o Pis esquecido referente a 2019.
2 – Assim que formalizar o pedido, o prazo para saque vai até o final do ano, mais especificamente, até 29 de dezembro de 2022. Caso o saque seja deixado para depois, será necessário esperar uma nova rodada de pagamentos para ter direito ao dinheiro.
3 – Se preferir, o trabalhador pode se dirigir até uma unidade do Ministério do Trabalho e fazer a solicitação pessoalmente. Basta consultar onde fica a unidade da sua cidade ou do município mais próximo.