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Meu INSS amplia oferta de serviços para agilizar atendimento de beneficiários

Para simplificar os lentos processos, foram criados acordos e plataformas que exigem a digitalização dos serviços do INSS.



O INSS é responsável por todas as questões previdenciárias. Para facilitar a vida de inúmeros brasileiros, o instituto passou o uma grande modernização de serviços.

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Para simplificar os lentos processos, foram criados acordos e plataformas que exigem a digitalização dos serviços do INSS.



Portanto, o projeto Transformação Digital do INSS foi lançado em abril de 2019. Outro objetivo fundamental do projeto era melhorar a prestação de serviços públicos aos segurados do sistema de seguridade social. O INSS é atualmente vinculado ao Ministério da Economia, um dos órgãos responsáveis ​​pela transformação digital do governo federal.

O que foi digitalizado?

Desde maio de 2019, vários serviços são realizados de forma digital, por meio do Meu INSS e da linha direta de atendimento 135. Dentre eles:

  • Recursos
  • Avaliações
  • Mudança de agência
  • Pedido de pagamento não recebido
  • Pensões
  • Aposentadorias

Outro lançamento importante foi a Calculadora de Aposentadoria por Idade, que calcula quanto tempo falta para se aposentar, simula a renda inicial e mostra se o segurado tem direito ao benefício.



Desde 10 de julho de 2019, os serviços disponibilizados digitalmente aumentaram para 90. Assim, quase todos os serviços do INSS podem ser feitos digitalmente por meio do respectivo site, aplicativo móvel e linha direta de atendimento. Isso inclui os serviços relacionados aos Acordos Internacionais que inicialmente desencadearam o projeto de digitalização.

Quais são as vantagens da digitalização do INSS?

Antes da introdução dos serviços digitais, havia 700.000 ligações mensais para o serviço do INSS. Isso gerava longos períodos de carência e desperdício de recursos tanto por parte dos segurados quanto do INSS.

Com os novos serviços online, restam muito poucos serviços que realmente requerem a presença física do segurado, como perícia médica e prova de vida. Assim, os períodos de espera podem ser drasticamente reduzidos e os processos administrativos tornam-se mais baratos, eficientes e transparentes.



Tendo em vista a precariedade, os segurados não podiam utilizar a linha de apoio ao beneficiário com efetividade, uma vez que apenas estava congestionada. Agora, eles podem usar o Meu INSS para lidar com seus casos digitalmente.

Assim, as metas ancoradas pelo INSS podem ser cumpridas.

Como posso acessar o Meu INSS?

Meu INSS é acessado pela internet ou pelo aplicativo mobile. O cadastro pode ser feito no Meu INSS ou no site dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil
  • Banrisul
  • Bradesco
  • Caixa
  • Itaú
  • Mercantil do Brasil
  • Santander
  • Sicoob
  • Sicredi




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