scorecardresearch ghost pixel



Revelado! Guardar limão cortado na geladeira faz mal?

Muitas pessoas já ouviram falar, mas não têm certeza se é perigoso guardar limão cortado na geladeira. Entenda o que é mito e o que é verdade sobre este assunto intrigante.



Algumas receitas culinárias demandam o uso de limão, porém às vezes bastam algumas gotinhas. Para não desperdiçar o resto da fruta, é comum que uma metade do limão seja colocada na geladeira. No entanto, existem algumas informações circulando pela internet que apontam riscos à saúde para essa prática. Entenda se guardar limão cortado na geladeira pode fazer mal à saúde ou não.

Veja também: Chá com gengibre e louro: bebida caseira que ajuda a emagrecer

Guardar limão cortado na geladeira faz mal à saúde?

Antes de entender especificamente sobre o ato de guardar o limão na geladeira, é preciso lembrar que ele estará cortado. Isso significa que a polpa da fruta ficará exposta ao oxigênio. Em outras palavras, boa parte dos nutrientes do limão serão perdidos por conta da oxidação, principalmente as vitaminas.

O objetivo de guardar o limão cortado na geladeira está em preservar a fruta da exposição a microrganismos. Isso faz com que o limão fique enrugado, com cheiro, sabor e aparência estranha. No entanto, não existem indícios para comprovar que a fruta assim faz mal à saúde. O que ocorre, é que seus nutrientes serão perdidos em grande volume.

Qual é a melhor maneira de preservar o limão cortado?

Se você costuma guardar o limão cortado na geladeira, saiba que colocá-lo na porta do equipamento pode ser prático, mas não é o ideal. O melhor a se fazer é colocar o limão dentro de um potinho de vidro com tampa, dentro de um plástico ou embrulhado em PVC (plástico filme).

Deixe o limão cortado na geladeira conservado desse modo por, no máximo 2 dias. Esse é o tempo indicado pelos especialistas para que o produto não estrague ou se torne inútil em matéria de nutrição.

Caso o tempo passe além do máximo sugerido, não precisa jogar o limão fora diretamente. Saiba que o suco da fruta continua sendo um ótimo produto para acrescentar em soluções de limpeza. Pois é, existem fórmulas caseiras que utilizam limão para limpar a casa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário