scorecardresearch ghost pixel



Revisão do FGTS pode pagar cerca de R$ 10 mil por trabalhador

Ação pede a troca do índice usado para corrigir o saldo das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.



A revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um assunto que gera bastante expectativa em algumas pessoas, mas também é desconhecido por muitos brasileiros. A ação atualmente está parada no Supremo Tribunal Federal (STF), mas pode garantir um bom retorno caso a decisão seja favorável.

Leia mais: Economia todo mês! Aplicativos para compras que ajudam a gastar menos no mercado

De acordo com a empresa Tikal Tech, responsável pelo portal LOIT FGTS, o valor médio da revisão chega a R$ 10 mil por pessoa. Esse número tem como base os cálculos já realizados na plataforma.

O que é a revisão do FGTS?

Trata-se de uma ação que pode ser aberta pelos trabalhadores na Justiça solicitando a troca do índice usado na correção do saldo do FGTS. Atualmente, as contas vinculadas são corrigidas pela Taxa Referencial (TR), que está próxima de zero.

O objetivo é adotar o INPC, o IPCA ou outro índice capaz de prever a inflação. Enquanto isso não acontece, o saldo dos brasileiros vai “perdendo valor” com o passar do tempo, já que os reajustes não acompanham o aumento dos preços registrado no país.

Quem pode solicitar?

Qualquer pessoa que trabalhou de carteira assinada desde 1999 tem direito a pedir a revisão do FGTS. Para ações envolvendo até 60 salários mínimos, o processo não tem custo algum e pode ser aberto sem a ajuda de um advogado.

Quanto mais tempo de trabalho e maiores forem os salário recebidos no período, maior será o valor da revisão.

Vale destacar que todas as ações abertas na Justiça ainda dependem da decisão do STF, que pode sair a qualquer momento. A vantagem de judicializar a questão é que a Corte pode decidir que somente quem pediu a correção previamente terá direito a ela.




Voltar ao topo

Deixe um comentário