A Caixa Econômica Federal dará início na próxima quarta-feira, 20, ao saque emergencial do FGTS. Pela modalidade, mais de 42 milhões de trabalhadores poderão retirar até R$ 1 mil de contas ativas (emprego atual) ou inativas (empregos antigos) do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Os primeiros contemplados serão os nascidos em janeiro. Quem nasceu em fevereiro receberá no dia 30 de abril e assim por diante. As datas, vale destacar, seguem como ordem o mês de nascimento do beneficiário.
Nesse sentido, os saques extraordinários do FGTS acontecerão até o dia 15 de junho, com possibilidade de retirada até o dia 15 de dezembro de 2022. A retirada não é obrigatória e quem não quiser mexer no dinheiro pode informar a Caixa da decisão ou aguardar que o saldo retorne à conta vinculada de origem após o fim do prazo de resgate.
Calendário do saque emergencial do FGTS 2022
Veja a seguir as datas das liberações do benefício para este ano:
- 20 de abril: nascidos em janeiro
- 30 de abril: nascidos em fevereiro
- 4 de maio: nascidos em março
- 11 de maio: nascidos em abril
- 14 de maio: nascidos em maio
- 18 de maio: nascidos em junho
- 21 de maio: nascidos em julho
- 25 de maio: nascidos em agosto
- 28 de maio: nascidos em setembro
- 1º de junho: nascidos em outubro
- 8 de junho: nascidos em novembro
- 15 de junho: nascidos em dezembro
Como consultar o saldo do FGTS
O trabalhador que quiser saber o quanto receberá pelo saque emergencial pode acessar o site da Caixa, baixar o aplicativo FGTS (Android e iOS) ou ir até um balcão de atendimento nas agências do banco.
O dinheiro será liberado via conta poupança social digital, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem. Pela plataforma, é possível pagar boletos, contas ou utilizar os recursos em compras com o cartão de débito virtual. Outra opção é enviar o dinheiro via PIX para uma conta de interesse do beneficiário.