O Auxílio Brasil atende cerca de 18 milhões de brasileiros em situação de pobreza e situação de pobreza todos os meses. Para continuar dentro da folha de pagamento do programa, existe uma série de regras que devem continuar sendo cumpridas pela família.
Leia mais: Aplicativo Auxílio Brasil tem consulta de aprovação, datas e muito mais
Essas exigências garantem a continuidade dos pagamentos, mas também devem ser respeitados caso o benefício seja suspenso. O motivo é que a suspensão não significa que os repasses foram bloqueados permanentemente.
Todos os meses, o Ministério da Cidadania realiza uma espécie de pente-fino para verificar se a família ainda atende os critérios de elegibilidade do Auxílio Brasil. Quando encontra alguma inconsistência, a pasta pode suspender os pagamentos.
Suspensão e bloqueio
Os motivos para a pausa nas liberações são os mais diversos, como recebimento simultâneo do Seguro Defeso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste caso, o auxílio fica suspenso até o fim dos repasses do benefício trabalhista.
Enquanto isso, as condicionalidades para receber o Auxílio Brasil devem continuar sendo mantidas. As crianças devem continuar respeitando a frequência escolar mínima exigida, as grávidas precisam continuar fazendo o pré-natal correta, dentre outras exigências.
Seguir as regras mesmo com o benefício suspenso evita o bloqueio definitivo dos pagamentos. Quando isso ocorre, não há mais previsão para o retorno do Auxílio Brasil, e a família precisa enfrentar novamente todo o processo de seleção para ser aceita no programa novamente.
Auxílio Brasil em abril
A nova rodada de repasses do programa começou no dia 14 de abril e segue até o próximo dia 29. Eles ocorrem na ordem do Número de Inscrição Social (NIS) dos beneficiários, conforme o calendário abaixo:
- NIS final 1: 14 de abril
- NIS final 2: 18 de abril
- NIS final 3: 19 de abril
- NIS final 4: 20 de abril
- NIS final 5: 22 de abril
- NIS final 6: 25 de abril
- NIS final 7: 26 de abril
- NIS final 8: 27 de abril
- NIS final 9: 28 de abril
- NIS final 0: 29 de abril