scorecardresearch ghost pixel



Tem mais de 60 anos? Conheça 8 benefícios para idosos e não perca mais dinheiro

O cidadão que chega na melhor idade pode aproveitar a vida de muitas formas e promover economias para o bolso. Veja como!



Quem atinge a melhor idade – a partir dos 60 anos – certamente tem muito o que comemorar. Foram anos de experiências e aprendizados que fazem a vida valer a pena, independente dos erros e acertos. E chegar nessa idade é usufruir de vantagens que nem todos os idosos conhecem. Confira!

Leia mais: INSS: Como conseguir a aposentadoria por idade com 61 anos e meio?

8 benefícios do idoso que muita gente desconhece

Pessoas com 60 anos ou mais podem aproveitar diversas vantagens e assim garantir uma boa economia para o bolso. Veja:

1. Gratuidade no transporte público

Os idosos não precisam pagar pelas viagens em transporte público, que passam a ser gratuitas. Basta apresentar a carteira de identidade durante o embarque como forma de comprovar a idade.

Mas atenção: em alguns municípios é necessário fazer um cadastro para a obtenção do passe ou bilhete eletrônico para conseguir o direito à isenção da passagem.

2. Isenção no IPTU

Esse benefício vai depender do município onde o idoso vive. Ou seja, ele pode ser oferecido ou não, dependendo da cidade. Para tirar essa dúvida, basta entrar em contato com a prefeitura para saber quais são as regras de isenção do IPTU e se elas se aplicam aos cidadãos com mais de 60 anos.

3. Desconto em viagens

Nem todos os idosos conhecem, mas existe um programa do governo que oferece até 50% de desconto em viagens, incluindo lugares conveniados. Basta procurar pelo Viaja Mais Melhor Idade para conferir se há gratuidade.

4. Pagamento de meia-entrada em atividades de lazer e espetáculos

Pessoas com mais de 60 anos podem solicitar a meia-entrada, ou seja, 50% de desconto em atividades artísticas, culturais e esportivas. O pedido de redução no valor pela metade deve ser feito na compra do ingresso, sendo necessário a apresentação obrigatória do RG para comprovar a idade.

5. Isenção total ou parcial do Imposto de Renda

Aposentados e pensionistas do INSS com mais de 65 anos podem solicitar a isenção parcial ou total do IR. No caso da isenção total, ela é aplicada aos aposentados com doenças graves, como câncer e Parkinson, por exemplo.

6. Prioridade em programas habitacionais

Como a própria vantagem sugere, pessoas com mais de 60 anos têm prioridade para conseguir uma casa própria em programas de habitação oferecidos pelo governo.

7. Prioridade em processos judiciais

Os idosos que entrarem na Justiça podem conseguir prioridade na fila de processos. Neste caso, o advogado precisa fazer um requerimento para que essa vantagem passe a valer.

8. Reajuste em planos de saúde

O plano de saúde não poder ter o valor da mensalidade reajustado com o passar da idade. Portanto, existe um limite que as empresas devem cumprir em relação aos clientes idosos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário