scorecardresearch ghost pixel



Visualizar e não responder é rude? Entenda qual é a ética do WhatsApp

Será que existe alguma norma de conduta para ser utilizada em trocas de mensagens no WhatsApp?



A internet se tornou um ambiente paralelo, ou até mesmo uma extensão do mundo físico. Por isso, pode-se afirmar que existem preceitos éticos e morais que devem ser aplicados no âmbito digital também. Uma situação bem comum e que todo mundo já passou é quando enviamos uma mensagem no WhatsApp e o destinatário simplesmente não nos dá um retorno. Às vezes, passam-se horas, dias e semanas para obter alguma resposta. O que fazer nessa hora?

Veja também: WhatsApp testa nova atualização para evitar a divulgação de notícias falsas

Você já pensou se existe alguma regra pautada em princípios éticos sobre o tema? Será que não responder uma mensagem ou ficar insistindo por uma resposta é um erro? Embora não exista um código oficial sobre o tema, alguns especialistas já teceram comentários a respeito.

É necessário ter bom senso mesmo no WhatsApp

Primeiramente, coloque-se no lugar de quem está recebendo a mensagem. Ou seja, se alguém te mandou algo pelo WhatsApp e você visualizou, mas não respondeu, é bom ter bom senso. Pode ser que para você não exista urgência, mas para a pessoa sim. É bom que sempre deixe claro a urgência ou a espera de uma resposta na mensagem.

Quem está encaminhando o arquivo de texto ou áudio pode utilizar frases como “aguardo retorno” ou “ficarei no aguardo de uma resposta”, por exemplo. Assim, o contato está avisado de que precisa te dar algum tipo de feedback, seja ele qual for.

No entanto, se a pessoa disser que em breve responderá ou algo do tipo “se for necessário, eu retorno”, não há o que possa ser feito. O único jeito em alguns casos é aguardar um possível contato no futuro.

Demora na resposta do WhatsApp é motivo para ligação?

Se a resposta está demorando bem mais do que o previsto, uma das atitudes que podem ser tomadas, é o de ligar para o contato. Contudo, tome essa atitude apenas se tiver certeza de que esse caminho é necessário. Se mandou mensagem e ninguém respondeu ou se ligou e ninguém te atendeu, lide com a frustração. Às vezes, a pessoa simplesmente não quer mais falar com você e isso pode acontecer.

A melhor dica é se ruma pessoa ágil e responder rapidamente ao que é perguntado. Isso vai evitar dores de cabeça no futuro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário