scorecardresearch ghost pixel



Você pode ter dinheiro esquecido no PIS; veja como consultar com o CPF

Saiba mais detalhes sobre o PIS esquecido e como realizar saque de valores provenientes dele.



O Programa de Integração Social, PIS, é o programa que possibilita que empregados de empresas privadas tenham acesso aos benefícios determinados por lei, além de colaborarem para que as empresas se desenvolvam no setor. Em outras palavras, o objetivo desse programa é integrar o empregado ao desenvolvimento da empresa.

Veja também: 2 saques FGTS de até R$ 1.000 confirmados para abril; Saiba se você recebe

Dinheiro esquecido no PIS

É importante que os trabalhadores fiquem ligados se há ou não algum dinheiro esquecido no PIS. Entre os valores esquecidos em bancos e em algumas instituições financeiras, estão as quantias das Cotas do PIS/Pasep que foram deixadas por trabalhadores. Conforme os dados, quase 10,5 milhões de pessoas têm o direito de receber o benefício, mas ainda não sabem.

As cotas são disponibilizadas apenas para os cidadãos que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1970 e 1988. No caso do empregado não ter sacado os valores nessa época, ele poderá ter dinheiro a ser recebido proveniente das contribuições do empregador.

Os valores são oriundos das arrecadações feitas pelo PIS, as quais eram depositadas em um fundo público antes da implementação da Constituição de 1988.

No entanto, no ano de 2019, o governo federal encerrou o programa e transferiu todos os recursos para o FGTS. No caso de titulares que vieram a falecer, os herdeiros podem ter acesso a esse recurso.

Como sacar?

Como já falamos, só terá direito de sacar as cotas do PIS o trabalhador que ainda não retirou o dinheiro. Assim, para consultar se ainda existem valores a receber, basta acessar o site ou aplicativo Meu FGTS. Os que são considerados correntistas da Caixa podem realizar o procedimento no Internet Banking.

O beneficiário pode, ainda, utilizar o aplicativo do FGTS para transferir os seus recursos para uma conta-corrente. No entanto, para sacar o valor em espécie, só é permitida a retirada de até três R$ 3 mil nas casas lotéricas ou em terminais da Caixa. Valores acima dessa quantidade devem ser retirados na Caixa Econômica Federal.

Quais são as documentações necessárias para conseguir realizar o saque do valor esquecido no PIS?

Para conseguir sacar o valor esquecido no PIS, é necessário que o trabalhador apresente os seguintes documentos:

  • CPF
  • NIS/PIS/PASEP
  • Carteira de Identidade;

Já para os herdeiros que ficaram responsáveis pelo saque, são exigidos os seguintes documentos:

  • Certidão ou declaração de dependente com direito a pensão junto ao INSS;
  • Atestado fornecido pela entidade (em caso de servidor público);
  • Alvará judicial determinando o sucessor ou representante legal;
  • Partilha ou escritura pública de inventário e partilha;
  • Procuração.




Voltar ao topo

Deixe um comentário