O sonho de se tornar milionário tem aumentado cada vez mais entre os jovens. E dá para começar desde cedo a organização financeira que permite acumular um bom montante. Atualmente, segundo matéria do site Entrepreneur, existem cerca de 56,1 milhões de pessoas com mais de um milhão na conta.
Leia mais: Como parar de comer besteiras? Dicas eficazes para não cair em tentação
E para te ajudar a chegar lá, confira algumas estratégias financeiras que tem feito milionários com mais frequência que se imagina. Com persistência e objetivos claros é possível juntar boas quantias. Confira!
10 dicas para se tornar milionário e garantir a aposentadoria mais cedo
1. Não fique perto de pessoas pessimistas, pois cada indivíduo possui uma crença própria sobre si e o futuro. Portanto, é fundamental você acreditar e confiar nas suas metas estabelecidas. Fique longe de pessoas negativas.
2. Diversifique suas aplicações e não mantenha suas economias no mesmo lugar, como na poupança, por exemplo. Saber distribuir os ovos da cesta pode garantir mais segurança e rentabilidade. Pesquise outros tipos de investimentos, como Tesouro Direito e fundos.
3. Peça ajuda a um consultor financeiro, pois um profissional em finanças pessoais é capaz de ajudar no desenvolvimento de estratégias que vão te fazer chegar ao primeiro milhão mais rápido. Ele pode auxiliar com dicas de investimentos e economia.
4. Não se atenha à previdência social, ou seja, monte sua própria reserva em uma conta poupança ou plano de previdência à parte. Isso contribuirá para um montante acumulado maior.
5. Tenha uma reserva para emergências, o que significa que você precisa, mesmo sendo cuidadoso com as finanças, sempre ter um dinheiro guardado para situações inesperadas. A dica evita a contratação de empréstimos em bancos, cujas taxas de juros são altas.
6. Encontre formas de fazer mais dinheiro, isso quer dizer, pensar em outras formas de fazer renda extra que vão além do salário. Essa pode ser a hora de fazer horas extras ou melhorar a qualificação para sugerir um aumento ao chefe.
7. Tenha um plano de previdência privada, principalmente quando a empresa empregadora oferece esse benefício. Ela funciona assim: você aplica um valor mensal na previdência enquanto a empresa fica com a contrapartida. Isso faz com que o valor acumulado acabe se tornando maior.
8. Conquiste a mentalidade de abundância, que nada mais é do que levar em consideração o quadro financeiro geral para a tomada de decisões. No geral, quem possui esse pensamento não tem medo de investir dinheiro ou iniciar um negócio paralelo. A ideia é diferente daqueles com mentalidade de escassez, que evitam a todo custo tomar qualquer decisão arriscada.
9. Não viva acima das suas possibilidades, o que não quer dizer que você deva ser alguém “pão duro”. A ideia aqui é gastar menos ou abaixo do que você recebe todos os meses. O resultado disso é a possibilidade de guardar dinheiro e ficar longe de dívidas.
10. Tenha um planejamento financeiro para o futuro, pois este é o caminho para a liberdade financeira. Faça uma lista de onde você está hoje em relação às finanças e o lugar que deseja chegar. Avaliar o progresso a cada conquista alcançada também é importante para saber onde ir e, se necessário, fazer ajustes no meio do caminho.