scorecardresearch ghost pixel



Como parar de comer besteiras? Dicas eficazes para não cair em tentação

Como diminuir a vontade de comer besteiras de maneira consciente e evitar cair na tentação de comer exageradamente. Veja as dicas.



Provavelmente você já se pegou em momentos em que dá aquela vontade incontrolável de comer besteiras, e sai à procura de algo dentro dos armários ou dentro da geladeira. A vontade é tanta de comer aquela caixa de bombom saborosa ou aquela porção de batata frita acompanhada por um hambúrguer saboroso e extremamente calórico.

Veja também: Receita saudável: suco de laranja com cenoura e aipo

E quando a vontade não passa e acabamos nos entregando ao prazer momentâneo de comer porcarias, que num primeiro momento proporciona prazer e bem-estar, mas na verdade não nos trazem nada além de calorias e gorduras que aumentam o risco de engordar e de acumular placas de gorduras que aumentam o colesterol alto e outros riscos à saúde.

A alimentação balanceada composta de comidas naturais, orgânicas, com poucas quantidades calóricas e rica em nutrientes é a chave para ter um corpo saudável e livre de doenças ou complicações de saúde. Mas como diminuir a vontade de comer besteiras e seguir um estilo de vida mais saudável?

Como diminuir a vontade de comer besteiras 

De acordo com cientistas em saúde, é importante saber identificar se a vontade de comer determinado alimento vem de uma necessidade fisiológica, ou seja, da sensação de fome ou será que é um tipo de compensação que o corpo está pedindo devido a algum momento de estresse.

Para os cientistas, algumas vontades são desencadeadas por estímulos emocionais e seguida por estímulos fisiológicos, isto é, o cérebro passa a imaginar como é a comida desejada.

Quando um indivíduo conhece as causas e origens de sua vontade de comer incontrolavelmente, passa a se policiar e comer com o máximo de moderação, evitando excessos alimentares.

Será que a fome é verdadeira?

Antes de atacar qualquer tipo de alimento, se pergunte se estás verdadeiramente com fome e se é o momento certo para realizar a refeição. E experimente beber um copo de água, muitas vezes sentir sede pode causar a impressão de estar com fome. Quanto mais você se policiar, menos irá comer de forma errada, exagerada ou fora de horário.

Seu corpo precisa do alimento desejado

É a continuidade dos questionamentos acima. Avalie mais a questão nutricional e calórica do que a questão de sabor. Tem pessoas que quando estão com carência de ferro, sentem mais vontade de comer frutas cítricas ou carnes. As frutas ajudam o corpo a absorver o ferro ingerido de outros alimentos, além de fortalecer as defesas do organismo. 

Estar com estoques baixos pode originar vontades de comer alimentos como frutas com vitamina C e carnes ou outros vegetais ricos em ferro.

Evite pensar demais nas besteiras que está desejando comer

É preciso boa dose de disciplina e força de vontade para resistir a vontade de comer besteiras, mas é importante que se resista.

Quando a vontade surgir e for incontrolável, procure pensar em outros acontecimentos ou fatos da sua rotina. Distraia sua mente, isso tem grandes chances de fazê-lo esquecer da vontade de comer porcarias.

Quando a vontade não passar, mesmo tentando evitar os pensamentos, bebendo água e se policiando, vale a tentativa de comer somente um pouco do alimento que não sai da cabeça. Mas é preciso ter cuidado para não se descontrolar e acabar comendo demais.

Por fim, se a vontade de comer porcarias está acabando com sua dieta e te deixando infeliz com sua saúde, procure um nutricionista e avalie se não está precisando remodelar sua dieta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário