scorecardresearch ghost pixel



13º do INSS começa a pagar 2ª parcela na próxima quarta, 25; saiba quem recebe

Veja o calendário da segunda parcela do 13° do INSS.



Na próxima quarta-feira (25), o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social -, iniciará o depósito dos benefícios referentes a folha de pagamento do mês de maio. No geral, mais de 36 milhões de brasileiros receberão algum benefício previdenciário neste calendário, o qual seguirá até o dia 7 de junho.

Veja também: 13º salário do INSS: quem não vai receber a 2ª parcela?

Desse grupo, praticamente 31 milhões vão receber, além do benefício habitual, a segunda parcela do 13° salário. Além disso, o pagamento do abono salarial foi antecipado neste ano, e teve sua primeira metade depositada no calendário de maio.

Em relação ao abono, podemos destacar que ele é anual, e pago pelo INSS em duas parcelas para os segurados que recebem aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio reclusão, auxílio acidente, ou pensão por morte.

Segunda parcela do 13° terá desconto

A portaria responsável pela autorização da antecipação do décimo terceiro salário, prevê que a primeira parcela do abono será correspondente a 50% do valor do benefício dividido no mês de abril.

Em relação à segunda parcela, ela corresponderá à diferença do valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada, além disso, o pagamento da segunda parcela deverá ser menor para o grupo de beneficiários que terão desconto no Imposto de Renda.

Ademais, o INSS determinou que caso a concessão do benefício seja interrompida antes do dia 31 de dezembro de 2022, ou antes da data programada, o valor será proporcional, portanto, o segurado terá que devolver a diferença.

Já no caso dos segurados que tiveram o benefício concedido a partir de maio de 2022, eles receberão o abono anual em parcela única, junto com o benefício da competência do mês de novembro de 2022.

Além disso, para saber o valor final do 13° salário, os segurados podem acessar o aplicativo Meu INSS e realizar a consulta.

O calendário da segunda parcela

Assim como funciona para o pagamento da primeira parte do abono salarial, os aposentados só irão receber a segunda parcela do 13° em calendários diferentes, de acordo com o valor do benefício. Para a maior parte, o pagamento terá início no dia 25 de maio.

Além disso, como já mencionado, o cronograma do 13° salário segue até o dia 7 de junho, com liberação do benefício e do abono extra conforme o número final do NIS. Confira a tabela completa:

Calendário de antecipação do 13° salário do INSS – para quem recebe um salário mínimo

Dígito final do NIS  2° parcela
1 25 de maio
2 26 de maio 
3 27 de maio 
4 30 de maio 
5 31 de maio
6 01 de junho 
7 02 de junho 
8 03 de junho 
9 06 de junho
0 07 de junho

Calendário de antecipação do 13° salário do NIS – para quem recebe acima de um salário mínimo

Dígito final do NIS 2° parcela
1 a 6 01 de junho
2 a 7 02 de junho
3 a 8 03 de junho
4 a 9 06 de junho
5 a 0 07 de junho




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário