scorecardresearch ghost pixel



3 em cada 4 brasileiros estão preocupados com o dinheiro

Dados de uma pesquisa apontam que os brasileiros andam preocupados com o dinheiro. Quase 75% dos entrevistados relataram ter a saúde mental abalada.



A fintech Onze divulgou uma pesquisa que mostra algumas das preocupações mais comuns entre os brasileiros. Ao todo, 3 em cada 4 pessoas no Brasil apresentam a mesma preocupação e, provavelmente, você também já abrigou ela. De acordo com a fintech, 74% dos moradores do país estão preocupados com o dinheiro.

Veja também: Descubra o que pode cancelar seu benefício do INSS

3 em cada 4 brasileiros estão preocupados com o dinheiro

Os brasileiros estão tão preocupados com o dinheiro, que alguns temas importantes ficaram atrás nas pesquisas. Segundo os dados, 60% das pessoas apontaram a família como preocupação. De todos os entrevistados, 57% mencionaram a saúde e 44% estão aflitos com o trabalho.

Para chegar nesses resultados, a Onze ouviu 1.603 pessoas com o mesmo perfil. Todas elas são trabalhadoras assalariadas e que estão contratadas sob o regime CLT (têm carteira registrada). Além dos brasileiros estarem preocupados com o dinheiro, há um outro dado alarmante. Apenas 17,8% afirmaram que conseguem pagar as contas em dia e ainda guardam alguma quantia por mês.

Brasileiros estão preocupados com o dinheiro e não conseguem poupar

A pesquisa também apontou que 42,7% das pessoas entrevistadas pagam as contas do mês, mas não conseguem guardar 1 centavo sequer. Enquanto isso, 33,7% dos brasileiros estão com gastos maiores do que a receita, ou seja, estão ou vão ficar endividados. Os demais não souberam responder.

Preocupação com dinheiro afeta vida pessoal e profissional

Mais uma informação que serve como alerta está no fato de 30,6% das pessoas ouvidas se sentirem afetadas pelo dinheiro no trabalho. Elas disseram que o rendimento profissional fica comprometido por conta da preocupação com as finanças.

Destas pessoas, 59,1% não conseguem dormir direito, 54,8% estão desfocadas, 20,3% apresentam mau relacionamento social e 20% só pensam em resolver as pendências. Ou seja, estar preocupado com o dinheiro é uma das causas que gera ansiedade e outros sinais de estresse.

Sobre a vida pessoal, mais de 54% afirmam que a falta de grana impacta no convívio diário. As repercussões afetam família, amigos e casais. Pelo menos 75% dos entrevistados sentem que a saúde mental não anda por estarem preocupados com o dinheiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário