À medida que envelhecemos nossa pele começa a ficar mais flácida, aumenta-se a formação de rugas e manchas. Tais fatores são acelerados, ou não, conforme os hábitos alimentares, condições ambientais em que somos expostos ao longo da vida.
Veja também: 5 melhores frutas para controlar o nível de triglicérides no sangue
O excesso de exposição sem filtro solar provoca ressecamento e pode provocar também queimaduras e aumentar as manchas. Os raios UVA e UVB, quando penetrados nas camadas profundas da pele, causam danos no DNA celular, além dos riscos de doenças graves, como o câncer.
A poluição também afeta a estrutura da pele, fazendo com que aumente a produção de radicais livres, substâncias que aceleram o envelhecimento. Os hábitos alimentares, quando saudáveis, retardam esse processo de envelhecimento. Alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes contribuem para a renovação celular.
5 Alimentos que retardam o envelhecimento da pele
Cenoura: por ser rica em betacaroteno, um precursor da vitamina A, ajuda a proteger a pele dos raios solares. Além disso, o beta caroteno ativa a produção de melanina, que estimula o bronzeado.
Espinafre: esse vegetal rico em vitaminas A, K e B2, sem contar os minerais, proteínas e carboidratos, melhora o aspecto natural da pele, tem ação anti-inflamatória e antioxidante, produz um grande efeito na renovação celular, retardando o envelhecimento.
Laranja: por conter vitamina C, a laranja promove uma pele jovem, bonita e saudável.
Linhaça: ótima opção para os cuidados da pele e dos cabelos. É uma boa fonte de gorduras que agem como antioxidantes, prevenindo o envelhecimento da pele.
Ovos: esse alimento é incrível para a pele. Possui boas doses de vitamina A, D e E e albumina, que ajudam a evitar o ressecamento e a flacidez, também estimulam o colágeno. Além disso, o ovo tem ação cicatrizante e hidratante, é ótimo para ser usado para melhorar problemas de acne.
Por fim, para ter uma pele viçosa e evitar o envelhecimento precoce deve-se adotar um estilo de vida saudável, evitar a exposição solar fora dos horários recomendados por especialistas em saúde, seguir um bom cardápio composto de boas fontes nutricionais e não descuidar da hidratação. Com esses cuidados, sua pele irá sentir menos os danos provocados pela ação do tempo.