scorecardresearch ghost pixel



5 animais que passam por metamorfose ao longo da vida

Existem animais que nascem com órgãos e estrutura corporal bem diferentes de quando se tornam adultos. Para isso, eles precisam passar por metamorfose; confira 5 bons exemplos:



Às vezes, sentimos que a vida humana é cheia de metamorfose, embora a palavra seja utilizada em sentido figurado. Isso porque a metamorfose sugere drásticas mudanças orgânicas naturais no corpo. Conheça alguns animais que verdadeiramente enfrentam essas circunstâncias durante o processo de desenvolvimentos:

Veja também: Descubra os benefícios medicinais da hera inglesa à saúde

1 – Borboleta

O primeiro animal da lista é o mais famoso de todos os que passam por metamorfose na natureza. A borboleta se apresenta como lagarta durante as fases iniciais da sua vida. Aliás, dos ovos das borboletas, surgem larvas, as quais se tornam lagartas vorazes por alimentos. Após se desenvolverem em um determinado estágio, no qual ela se envolve em uma crisálida, conhecida como casulo.

Dentro do casulo, a lagarta absorve todos os órgãos de sua juventude e começa a transformar-se em uma borboleta adulta e bem adaptada.

2 – Percevejo de cama passa por metamorfose

Esses pequenos animais também enfrentam metamorfose em suas vidas. Ao nascer, o percevejo ainda é apenas uma ninfa, ou larva. Com o tempo ele se transforma no conhecido inseto que invade as camas de vários locais.

3 – Joaninha

Poucas pessoas sabem, mas as joaninhas passam por um processo de mudança bem parecido ao das borboletas. Inicialmente elas se mostram como larvas, depois se envolvem em uma pupa (casulo), de onde saem as joaninhas adultas.

4 – Rãs e sapos

No caso de rãs e sapos, a metamorfose passa pelos girinos que saem dos ovos postos na água. Esses pequenos animais possuem cauda e brânquias. Com o passar do tempo, a causa desaparece e as brânquias também, dando lugar a pernas capazes de saltar longas distâncias. Sapos e rãs vivem em meio terrestre, embora utilizem a água para acasalar e reproduzir.

5 – Gafanhoto passa por metamorfose

O gafanhoto se desenvolve em vários estágios diferentes. Mesmo que ele não crie sua própria crisálida, o animal também enfrenta metamorfose. Até que as asas apareçam, por exemplo, pode levar um bom tempo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário