scorecardresearch ghost pixel



5 boas dicas para estudar melhor e aprender mais

Aprenda como estudar melhor e render muito mais em provas e avaliações. Existem 5 técnicas que podem ajudar seus estudos a renderem bem mais do que jamais renderam.



Seja para uma prova na escola, vestibular ou concurso público, todas essas circunstâncias precisam que você aprenda a estudar melhor. Para que o aprendizado renda, vale a pena conferir as dicas a seguir:

Veja também: Conheça 5 palavras que parecem ter um significado bonito, mas não têm

1 – Escolha o melhor horário para estudar

A escolha do melhor horário para estudar parece algo muito subjetivo, mas a verdade é que cada pessoa funciona de um modo diferente. Você deve identificar em qual período do dia sua atenção e disposição são maiores. Há, inclusive, pessoas que preferem trabalhar ou estudar durante a madrugada e dormir de dia. Embora não seja a rotina mais aconselhada, o ideal é respeitar os seus processos físicos e mentais para render mais.

2 – Revisão é a chave para aprender mais e estudar melhor

Se você quer estudar melhor e sentir que de fato gravou o conteúdo, o mais indicado é fazer revisões. A rotina de estudo indicada por vários especialistas consiste em resumir as aulas e materiais, fazer exercícios e depois revisar os próprios resumos que foram feitos com base apenas no que foi apreendido, ou seja, sem cópias.

3 – Sempre faça anotações à mão

Pode ser que no futuro a forma de estudar melhor seja por meio de dispositivos digitais, mas atualmente não é assim. É comprovado que quando escrevemos algo à mão, a mente grava de uma forma melhor o que foi apreendido. Por isso, faça resumos de próprio punho e evite apenas digitar no computador.

4 – Ensine para aprender e estudar melhor

Uma forma de gravar tudo o que foi apreendido é ensinar alguém sobre o assunto que acabou de ser estudado. Se você consegue fazer com que outra pessoa aprenda os conceitos, significa que você mesmo conseguiu absorver a matéria.

5 – Simulados e exercícios

A melhor forma de testar o conhecimento é aplicando a teoria. Para isso, faça simulados e resolva questões com frequência. Depois de um tempo, quanto a teoria já foi esgotada várias vezes, foque apenas na resolução de problemas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário