scorecardresearch ghost pixel



5 dicas para economizar o gás de cozinha. A 4ª dica vai te surpreender!

Conheça 5 dicas para economizar o gás de cozinha. Em tempos de inflação é preciso saber truques e buscar formas de reduzir o consumo.



Em tempos de inflação é preciso saber truques e buscar formas de reduzir o consumo. Quando o assunto é o gás de cozinha, que subiu em torno de 23% de março de 2021 a março deste ano, tem causado forte impacto no orçamento doméstico. Afinal, um botijão custa em torno de R$ 113,00, sendo comercializado por até R$ 145,00 em algumas cidades do país. Isso representa uma média de 10% do valor do salário-mínimo nacional.

Veja também: 3 receitas fáceis e incríveis de caldos e sopas para o dia frio

Diante desse cenário, não resta dúvida de que é preciso criar maneiras para diminuir o consumo e economizar. Por isso, separamos 5 dicas para você reduzir o consumo de gás. Você vai ver como são práticas e simples, mas que vão ajudar a economizar e fazer seu botijão durar mais que o habitual.

5 dicas para economizar o gás de cozinha

1 – Inspecione o funcionamento do fogão

É recomendável que se mantenha uma inspeção periódica para garantir o bom funcionamento das bocas do fogão e do botijão de gás. Você pode verificar se a mangueira está intacta e se não há vazamentos. Para se certificar disso, basta fazer um pouco de espuma com detergente e passar nas saídas de gás, se houver vazamentos começará a se formar bolhas, então é necessário apertar bem a mangueira ou trocá-la se estiver muito usada. Outra medida é verificar se todas as bocas do fogão estão em bom funcionamento, se não há entupimentos por acúmulo de sujeira devido ao uso.

2 – Cozinhe com panela de pressão

Apesar de muita gente ter medo de usar a panela de pressão, ela é um excelente item para preparar alimentos de forma mais rápida. Por exemplo, um arroz que leva em média 20 minutos para ficar pronto, na panela de pressão, fica em 5 minutos. E assim vale para diversos pratos. O único cuidado é se certificar com o tempo certo de cozimento de acordo com o alimento que irá preparar. No mais, é muito tranquilo e prático de cozinhar com a panela de pressão.

3 – Não abra o forno tantas vezes sem necessidade

Quanto mais vezes você abrir o forno, mas o alimento vai demorar para assar. Isso porque toda vez que você abre o forno sai um pouco do calor do alimento, o que significa que vai demorar um pouco mais para voltar ao aquecimento necessário para ficar pronto.

4 – Reaproveite e faça alimentos cozidos a vapor

Se você tiver uma escorredeira metálica daquelas que vai por cima da panela, pode aproveitar para cozinhar vegetais usando o vapor do alimento da panela. Um exemplo é enquanto se cozinha o arroz, colocar os brócolis e cenouras para cozinhar no vapor. Fica muito bom, e você economiza gás.

5 – Faça um planejamento de suas refeições

Por fim, se você precisa economizar o gás e seu tempo de dedicação na cozinha, pode fazer o planejamento do que irá cozinhar, podendo aumentar as quantidades e deixá-las guardadas para o dia seguinte, ou quem sabe, cortar os alimentos em pedaços menores para que o cozimento ocorra mais rápido. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário