O triglicerídeo é uma molécula de gordura que pode ser encontrada na corrente sanguínea humana. Ela é gerada quando uma pessoa consome grande quantidade de alimentos açucarados, gorduras e álcool. O problema está no acúmulo dessa substância, que tem capacidade de provocar lesões e acarretar doenças cardiovasculares.
Veja também: Aprenda a fazer marmita para o trabalho e economize
Para facilitar o entendimento, imagine que o corpo transforma as calorias excedentes da alimentação em triglicérides, que são essas moléculas de gorduras citadas.
Conforme o organismo precisa de calorias para obter energia, a gordura vai sendo queimada. Porém, se a pessoa não parar de ingerir alimentos calóricos e gordurosos, os lipídios em estoque jamais serão usados.
Triglicérides alterado pode causar alguns males:
Caso os níveis de triglicérides estejam altos demais, a pessoa pode acabar sofrendo com:
- Diabetes tipo 2;
- Hipotireoidismo;
- Pancreatite;
- Distúrbios metabólicos;
- Obesidade;
- Hipertensão;
- Doenças cardiovasculares.
Para evitar todas essas situações, o ideal é manter o peso controlado, comer alimentos saudáveis e praticar atividades físicas. O que mais prejudica o paciente são as refeições hipercalóricas, como o consumo de carboidratos e gordura. Nesta hora surge a dúvida: o que posso comer para baixar o nível de triglicerídeos no meu corpo?
Conheça as frutas que ajudam a controlar o triglicérides:
Não é preciso recorrer a receitas super elaboradas para conseguir controlar o triglicérides no seu corpo. Existem frutas que podem desempenhar a função de modo eficiente. O melhor de tudo é que todas elas são bastante simples e fáceis de se encontrar em qualquer parte do país.
Além disso, basta comer essas opções de frutas in natura, em temperatura ambiente e com casca (quando for possível fazer isso, claro). Aliás, é recomendado o consumo após as refeições ou antes delas, já que as frutas podem aumentar o indicie glicêmico do seu sangue.
- Ameixa;
- Banana;
- Maçã;
- Kiwi;
- Morango.