scorecardresearch ghost pixel



7 boas dicas para conseguir economizar energia elétrica

Aprenda como economizar energia elétrica diariamente na sua casa. São 7 dicas úteis e práticas que devem ser aplicadas a fim de fazer o orçamento se ajustar aos dias do mês.



Mesmo com os anúncios de que a conta de energia elétrica vai ficar mais barata, ainda é preciso economizar. Afinal, o custo de vida no Brasil ficou mais caro de um modo geral. Sempre vale a pena adotar medidas para fazer o orçamento se ajustar aos 30 dias do mês.

Veja também: Estou com o nome sujo! Posso abrir uma empresa?

Aprenda 7 dicas úteis para economizar energia elétrica diariamente na sua casa. Todas elas funcionam e farão diferença no seu bolso.

1 – Tire a TV e qualquer equipamento da tomada

Sabe quando você não assiste TV, mas a luzinha vermelha continua acesa? Pois é, isso significa que o aparelho está em standby e continua consumindo energia elétrica.



Em outras palavras, tudo que permanece com alguma luz piscando ou acesa está gastando e encarecendo sua conta de luz. Para resolver, desligue totalmente o aparelho ou retire-o da tomada. Para se ter noção, especialistas dizem que todos os aparelhos em standby podem ser responsáveis por 12% da sua conta mensal de energia elétrica.

2 – Cuidado com o chuveiro

Aproveite os dias quentes para tomar banho com o chuveiro desligado ainda durante o dia. Se não for possível, desligue a função turbo do chuveiro. Este é o eletrodoméstico que mais tem potencial para gastar energia elétrica. Reduza o número de banhos, principalmente em dias frios, quando o consumo tende a ser maior.

3 – Paredes claras ajudam a economizar energia elétrica

Pode até parecer, mas não é um mito. Ter ambientes com cores claras ajuda a economizar energia. O motivo é bem simples: os ambientes serão mais iluminados sem a necessidade de lâmpadas acesas.



4 – Se estiver frio, geladeira no mínimo!

A primeira coisa a se fazer é usar a geladeira no resfriamento mínimo durante a maior parte do tempo. Além disso, você pode colocar mais itens dentro do congelador, já que quando está vazio, o motor da geladeira se esforça mais. Também é preciso esperar a comida esfriar para só então colocar dentro da geladeira.

5 – Plugs com várias entradas gastam mais energia elétrica

Extensões e benjamins (famosos T) devem ser usados apenas quando necessário mesmo. Esses dispositivos são eficientes em gastar mais energia do que o necessário.

6 – Para economizar energia elétrica, apague a luz

Se está de dia, aproveita a luz do sol, nada de ficar acendendo a lâmpada à toa. Aproveite para colocar lâmpadas de LED em sua casa, já que são bem mais econômicas. Mesmo à noite, sempre apague as luzes que não estiver usando.

7 – Troque as lâmpadas

Lâmpadas de LED são bem mais econômicas que as tradicionais por filamento. Se você ainda usa alguma lâmpada antiga, chegou a hora de trocá-la.




Voltar ao topo

Deixe um comentário