Ainda existe quem defende a ideia de que não existe comida ruim, mas a realidade não é bem assim. Claro que quando estamos com fome, é preciso alimentar o corpo. No entanto, existem comidas que realmente não são boas para a dieta de ninguém e devem ser evitadas por todas as pessoas.
Veja também: 5 alimentos que retardam o envelhecimento da pele
O problema é que alguns desses alimentos estão entre os queridinhos da maioria e cortá-los pode ser um pouco sofrido.
1- Gorduras vegetais hidrogenadas
Esse tipo de gordura pode ser encontrado em vários alimentos industrializados, como as bolachas, por exemplo. Eles costumam ser utilizados para estender o prazo de validade e ajudam a aumentar os níveis de colesterol ruim no organismo.
2- Alimentos que devem ser evitados: refrigerantes
Para se ter uma ideia do problema em consumir tanto refrigerante, saiba que apenas uma lata pode conter 10 colheres de açúcar. Ou seja, o refrigerante é uma bomba para ganhar peso e desencadear vários problemas de saúde. Um estudo recente relacionou o alto consumo de refrigerante com o aumento da probabilidade de câncer de pâncreas.
3- Açúcar refinado
Pesquisas mostram que o açúcar refinado está entre os alimentos ruins para a saúde. Células cancerígenas expostas a ele se multiplicam em velocidade acelerada.
4- Batata chips industrializada
Além do excesso de produtos químicos e de gordura, muita batata chips aumenta as chances de aparecimento de tumores no corpo.
5- Alimentos para evitar: congelados e industrializados
Alimentos congelados e industrializados são ricos em gorduras, calorias e sódio, por exemplo. Tudo isso traz sérios danos para o organismo e o seu bom funcionamento. O mesmo se aplica para qualquer produto industrializado ou comprado (direto da fábrica) pronto em mercados.
6- Carnes processadas e embutidos
Outros alimentos ruins são as carnes processadas ou embutidas como presunto, salame, mortadela etc. Esses itens também contam com alto índice de gorduras, sal e açúcar. Eles estão ligados ao aumento da probabilidade de desenvolver câncer de cólon.
7- Margarina
Por mais que a embalagem tente ludibriar os consumidores, a verdade é que a margarina é um pote com gordura saturada ou trans. Ela influencia diretamente no alto nível de colesterol ruim dentro do corpo. Isso significa o aumento do risco de desenvolver problemas cardíacos.
8- Realçador de sabor (glutamato monossódico)
Quase todos os produtos temperados artificialmente contam com o famoso glutamato monossódico, conhecido como salitre. Seu funcionamento gera vício nos consumidores e pode causar danos ao sistema nervoso central, por exemplo. Há estudos que fazem relação com Alzheimer, Parkinson, Lou Gehrig e outros.