scorecardresearch ghost pixel



Abaixo de zero? Mitos e verdades sobre a onda de frio que chegou ao Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) resolveu tirar algumas dúvidas sobre essa onda de frio que pegou muita gente de surpresa.



A hora que muitos brasileiros aguardavam chegou! Uma onda inesperada de frio que chegou ao Brasil anda fazendo muita gente tirar o casaco do fundo do armário, ato que há muito tempo não se via, principalmente em regiões mais quentes do país.

Leia mais: Para tirar CNH, condutor não precisará de autoescola, diz projeto

Com a queda nas temperaturas, muitas informações um tanto exageradas começaram a circular nas redes sociais e em aplicativos de mensagem. E para esclarecer alguns mitos e trazer verdades, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) resolveu tirar algumas dúvidas sobre essa onda de frio que pegou muita gente de surpresa.

O que é mito e o que é verdade sobre a onda de frio no Brasil?

De acordo com o órgão, uma massa de ar frio polar é a causa para a queda acentuada nas temperaturas, sobretudo na região Centro-Sul do país. Ela é considerada “atípica” devido o seu posicionamento e dimensão e não em razão da sua intensidade.

Essa massa pode provocar ventos de mais de 100 km/h no litoral do Rio Grande do Sul, além de existir a possibilidade de um ciclone subtropical ser gerado na costa da região Sul.

  • Vai nevar em algumas regiões do país?

Segundo dados do Inmet, é possível haver episódios de chuva congelada, porém, a incidência de neve é prevista apenas para a região Sul do país. Em outros estados, a expectativa é de geada, que pode ocorrer no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, bem como em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

  • O termo “erupção polar histórica” é real?

Segundo o Inmet, tal termo não existe. Além disso, o instituto ressalta que essa não é a maior onda de frio dos últimos 100 anos no Brasil, como muitos locais vem relatando, mesmo que em alguns lugares as temperaturas podem chegar a níveis recordes nunca antes vistos.

  • A onda de frio vai atingir todo o Brasil?

Para os meteorologista, a massa de ar frio polar não deve alcançar a região Nordeste. Outro mito é de que as temperaturas vão atingir -10º, hipótese que já foi descartada. Também não vai nevar na região Centro-Oeste, como no estado de Goiás, por exemplo.

Inmet aconselha: sempre quando ocorre uma mudança brusca de temperatura, seja frio ou calor, é comum notícias falsas sobre o clima “pipocarem” na internet. Por isso, em caso de dúvida, o Inmet recomenda que os cidadãos acessem as redes sociais ou o site oficial do órgão para evitar o compartilhamento de informações falsas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário