scorecardresearch ghost pixel



Abono 2022: PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021 já está disponível?

Com a pandemia, governo precisou reformular o prazo de pagamento do abono. Trabalhadores deverão receber benefício atrasado.



Os pagamentos do abono PIS/Pasep sofreram mudanças após a chegada da pandemia da Covid-19. Os repasses referentes aos dois últimos anos, por exemplo, precisaram ser adiados, provocando atrasos em que esperava receber o benefício no ano seguinte ao de atuação.

Leia mais: PIS/Pasep libera 2 saques de valores esquecidos; Veja quem recebe

No caso do calendário PIS/Pasep 2022, foram depositadas quantias referentes aos valores de quem trabalhou formalmente em 2020 e não em 2021, segundo a regra tradicional de repasses do programa. Isso aconteceu devido a pandemia, em que o governo precisou reajustar o calendário de pagamentos, atrasando os repasses em um ano.

 

Pagamento do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021 já está disponível?

A resposta é não! Como em 2021 não foram realizados os pagamentos do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2020 com carteira assinada, e atendeu às demais regras de concessão, o governo decidiu postergar os repasses dessa rodada para o calendário deste ano.

Considerando que o Orçamento 2022 dispunha de apenas um espaço para pagamento do abono salarial, o governo decidiu liberar apenas os pagamentos para quem trabalhou em 2020.

 

Dessa forma, quem trabalhou em 2021 e deveria receber em 2022 terá de aguardar mais um ano, pois as novas rodadas de pagamentos do benefício estão previstas apenas para 2023.

Quem poderá sacar o abono salarial ano-base 2021?

Considerando as regras do PIS e do Pasep, o abono salarial referente ao ano-base 2021 será pago para quem:

  • Estava cadastrado no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos;
  • Teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais);
  • Trabalhou por pelo menos 30 dias no ano-base com carteira assinada;
  • Recebeu remuneração mensal de até dois salários mínimos, também no ano-base.




Voltar ao topo

Deixe um comentário