scorecardresearch ghost pixel



PIS/Pasep libera 2 saques de valores esquecidos; Veja quem recebe

Milhões de brasileiros podem resgatar recursos esquecidos no abono salarial e conseguir uma boa grana extra para ajudar nas contas do mês.



A Caixa Econômica Federal informou que milhões de brasileiros estão com dinheiro esquecido no PIS/Pasep. Os recursos são parte de modalidades passadas do abono salarial que muita gente deixou de fazer o saque no devido prazo. Confira!

Leia mais: Revisão do FGTS, Pis/Pasep e dinheiro esquecido podem ser resgatados por trabalhadores

Cotas PIS/Pasep

O banco informa que cerca de R$ 23 bilhões em recursos estão parados e aguardando o saque por mais de 10 milhões de brasileiros. Os valores em questão se referem às chamadas Cotas do PIS/Pasep.

Tem direito à parte desse montante o trabalhador que exerceu alguma atividade com carteira assinada entre 1971 e 1988. Em muitos casos, os titulares desse dinheiro já faleceram, no entanto, herdeiros podem reaver o valor esquecido.

 

Para solicitar o saque, tanto os trabalhadores quanto os herdeiros devem entrar em contato com a Caixa. A consulta ao saldo pode ser feita por meio do aplicativo FGTS.

Isso porque os recursos das cotas do PIS/Pasep foram transferidos para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) assim que o fundo PIS/Pasep foi extinto.

Abono salarial de 2019

Além da sistemática anterior, trabalhadores com direito ao benefício referente ao ano-base 2019 também podem sacar caso tenham perdido o prazo desse calendário. Segundo a Caixa, aproximadamente 320 mil pessoas estão elegíveis à recuperar esse dinheiro.

Cerca de R$ 208 milhões foram esquecidos por trabalhadores, cujos valores são referentes ao abono salarial PIS/Pasep ano-base 2019. O pedido de solicitação desse recurso deixado para trás foi reaberto no dia 31 de março deste ano.

 

Para solicitar PIS/Pasep atrasado, o beneficiário pode procurar uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência ou enviar de uma mensagem de e-mail ao endereço uf@economia.gov.br. Neste caso, é necessário substituir as letras “uf” pela sigla do estado em que a pessoa reside.

A consulta ao saldo do abono está disponível na central Alô Trabalho, pelo telefone 158, no Portal Gov.br e também pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.




Voltar ao topo

Deixe um comentário