scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a usar o chuveiro da sua casa com mais eficiência para economizar

Ficar mais de 10 minutos embaixo do chuveiro é considerado um desperdício de água, mas tomar banho também gera gastos expressivos com a energia elétrica no final do mês.



Nem sempre as pessoas têm ideia do quanto a falta de consciência na hora de ficar alguns momentos a mais se banhando pode custar caro. Quem avalia a longo prazo sabe que o prejuízo é alto.

De acordo com um levantamento da ENEL feito em 2021 uma família com 4 pessoas em São Paulo gasta em média R$115,72 mensalmente, isso porque o preço varia de acordo com os municípios.

Veja também: Aprenda uma técnica infalível para lavar panelas queimadas

Quanto menos energia disponível, mais cara é o seu preço ao obedecer à lei da oferta e demanda, por isso as bandeiras verde, amarela, vermelha e vermelha 2 buscam racionar o uso da eletricidade. No Brasil o preço da energia elétrica subiu 14,2% nos últimos 12 meses. Contudo, adotando alguns hábitos esse peso no orçamento familiar tende a diminuir. 

Confira algumas dicas para usar o chuveiro e economizar no fim do mês 

  • Chuveiro elétrico moderno com controle automático da temperatura resulta em uma economia de até 60% no valor total da conta e o selo do Inmetro (Procel) ajuda a atestar a qualidade do produto. 
  • Deixe a água cair apenas enquanto está se lavando, ensaboe o corpo e passe xampu no cabelo com o chuveiro desligado. Isso ainda promove o uso desse recurso de maneira eficiente. 
  • Não deixe a saída de água entupir, filtre uma vez por mês o seu suporte, pois, garantir a sua eficiência é a melhor maneira de garantir um bom aproveitamento da voltagem.
  • Entre as 18h e 21h o chuveiro gasta mais energia porque é o momento em que as pessoas mais usam a água nas cidades. 
  • Use o chuveiro no inverno apenas nos dias mais frios e quando estiver muito calor, deixe-o desligado. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário