scorecardresearch ghost pixel



Até que ponto é seguro usar água oxigenada?

A água oxigenada pode ser usada para quê? Conheça os riscos da utilização desse produto por conta própria



A água oxigenada é um produto com muitas utilidades. É usada principalmente para tratamentos cosméticos, como clareamento de pelos e cabelos. Mas existem uma série de coisas as quais a água oxigenada é indicada, e muitas delas são até desconhecidas. A água oxigenada ou peróxido de hidrogênio é resultado da fórmula H2O2, possui um átomo a mais de oxigênio além do existente na água.

Veja também: Canetas emagrecedoras: entenda o que são e como viraram uma febre

Além de cosmético, a água oxigenada pode ser usada como antisséptico e bactericida. Nas farmácias é comum encontrarmos o produto comercializado em volumes (10, 20, 30 e 40). O volume 10 representa que possui 3% de concentração do princípio ativo. Quanto maior é o volume, maior é a concentração de oxigênio, portanto, maior é a ação do produto.

É um produto de muita versatilidade, no entanto, será que deve ser usado livremente? Até que ponto é seguro usar água oxigenada? Vamos descobrir isso a partir de agora.

Água oxigenada: quais são as indicações seguras ou não desse produto?

Por ser um produto bastante versátil, é comum acreditar que pode ser usado para diversos fins, mas sabemos que alguns deles levantam dúvidas.

Água oxigenada para limpeza dos dentes

De acordo com alguns médicos, a água oxigenada pode baixar demais o ph da boca, esse fato contribui para o aparecimento de cáries. Além disso, não é um produto autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para fins de tratamento dentário. Desta forma, evite usá-la na boca, dentes e gengiva. Dê preferência a produtos como enxaguante bucal.

Água oxigenada para tratar aftas

Não é recomendado pelo fato de não haver estudos científicos confiáveis que comprovem a ação do produto para melhorar as aftas. Há fontes na internet que orientam utilizar bicarbonato de sódio. 

Porém, é preciso ter cautela, pois enquanto a água oxigenada baixa demais o ph da boca, o bicarbonato aumenta. Devido a essa contradição são necessários mais dados científicos para ser esclarecido.

Água oxigenada para clarear os dentes

Do mesmo modo que não deve ser usada para limpar os dentes, não deve ser usada para clareamento dentário. Por conter substâncias em concentrações altas que podem prejudicar as mucosas da boca e gengivas, além de aumentar os riscos de causar queimaduras.

Água oxigenada para o tratamento de manchas de envelhecimento, acnes e verrugas

É comum acreditar que várias receitas e fórmulas disponíveis na internet possam ser usadas sem nenhuma contraindicação, mas na verdade podem representar perigos à saúde. 

A água oxigenada é um produto associado para remoção de verrugas, só que não existem comprovações médicas quanto a isso.

Outras lesões de pele como acne ou manchas, o ideal é consultar um médico dermatologista para receber o melhor tratamento e evitar usar produtos caseiros por conta própria.

Água oxigenada nos ouvidos

Não é recomendável fazer a aplicação por conta própria, mesmo que seja sabido que a água oxigenada provoque um amolecimento da cera. Por isso, procure um médico otorrinolaringologia.

Água oxigenada para dor de garganta

Não deve ser usada porque pode provocar irritação na mucosa bucal, faringe e até na laringe.

Por fim, a água oxigenada pode ser usada para evitar infecções e acelerar a cicatrização de ferimentos, mas somente com indicação médica e nunca por conta própria.




Voltar ao topo

Deixe um comentário