scorecardresearch ghost pixel



Aulas práticas e teóricas para tirar a CNH chegaram ao fim? Veja o que se sabe

Ideia é colocar um fim à obrigatoriedade nas aulas teóricas e práticas das autoescolas e reduzir o custo do processo de obtenção da CNH.



No Brasil, quem deseja obter o direito de dirigir precisa ter em mãos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas nem todo mundo consegue solicitar o documento, principalmente em razão do preço cobrado pelo processo: em média R$ 3 mil, dependendo da região. Situação que pode mudar.

Leia mais: Confira os novos limites do Detran na pontuação da CNH

Tramita no Senado Federal, desde 2019, um projeto de lei de autoria da senadora Katia Abreu (PDT-RO) que busca facilitar o acesso à CNH pelos brasileiros. A proposta voltou a ser discutida pelos parlamentares, além de ter sido enviada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Fim das aulas práticas e teóricas para tirar a CNH

De acordo com a proposta apresentada pela senadora, a ideia é colocar um fim à obrigatoriedade nas aulas teóricas e práticas oferecidas pelas autoescolas, diminuindo assim o custo do processo de obtenção da CNH.

Caso o projeto seja aprovado, o candidato à carteira de habilitação precisará apenas se submeter às avaliações, que continuarão sendo exigidas. A diferença é que não haverá mais a necessidade de o aluno atender a carga horária das aulas, que é comum hoje nas autoescolas.

“Cerca de 80% do custo total se refere à obrigatoriedade de frequentar aulas teóricas e práticas em autoescolas. Esse gasto, na maioria das vezes, é inviável para a maioria das famílias mais pobres em todo o país. Por isso, a proposta em epígrafe desobriga que o candidato à obtenção da CNH frequente autoescolas, seja para formação teórica ou prática”, destaca o trecho do projeto.

Como o cidadão vai tirar a CNH sem as aulas nas autoescolas?

Segundo a ideia defendida por Abreu, o intuito é que o candidato aprenda a dirigir com alguém da própria família. Mas ele também poderá se preparar com instrutores independentes, que precisam atender alguns requisitos para ajudar na preparação dos futuros condutores.

São eles:

  • Possuir mais de 25 anos de idade;
  • Ser credenciado junto ao Detran estadual;
  • Ter pelo menos três anos de habilitação na respectiva categoria.

O Projeto de Lei 6485/19 está atualmente em análise pela CCJC. Caso seja aprovado, ele então seguirá para votação na Câmara dos Deputados. Lembrando que para entrar em vigor ele também necessita da sanção presidencial.




Voltar ao topo

Deixe um comentário