scorecardresearch ghost pixel



Bacon pode ser tão perigoso quanto o cigarro para a saúde

Afinal de contas, por que o bacon faz mal para a saúde e é comparado ao cigarro? As informações podem te surpreender, já que o problema não está na gordura ou no colesterol apenas.



O bacon é um alimento que divide opiniões, já que desperta amores e ódio por todo o planeta. Ao mesmo tempo em que a comida é muito saborosa, sua ingestão parece oferecer alguns riscos à saúde humana. Pelo menos, é isso o que declarou a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2015. Desde lá, o bacon é considerado um alimento capaz de oferecer os mesmos riscos do cigarro.

Veja também: Pudim de abacate com limão: aprenda a preparar essa sobremesa

Bacon é tão perigoso quanto cigarro?

Não é apenas o bacon em si que oferece riscos, mas sim todos os tipos de carnes processadas industrialmente. Isso significa que salsichas, salame, presunto, mortadela e várias outras são tão cancerígenas quanto o cigarro.

Segundo as informações da OMS, 50 gramas de carne processada por dia podem aumentar em até 18% os riscos de desenvolver câncer no intestino. Conforme apontou o jornal britânico The Guardian, 34 mil mortes por ano poderiam ser evitadas com a eliminação desses ingredientes nocivos.

Por que carnes processadas podem ser tão perigosas?

O bacon e as demais carnes processadas passam por diversos processo industriais, os quais incluem a defumação, a cura, o tempero etc. Porém, nesses procedimentos elas acabam entrando em contato com elementos químicos nocivos, como nitritos e nitratos. Eles, em si, não são perigosos, mas a ação dos nitritos no organismo pode gerar a nitrosamina, altamente cancerígena.

Ainda assim, as informações da OMS não foram embasadas puramente nas reações químicas. Foram analisados mais de 400 estudos sobre o tema em diferentes universidades de vários países no mundo. Todas elas apontaram o bacon e as outras carnes processadas como componentes de uma “alimentação cancerígena”.

Para minimizar os males que esses alimentos podem promover para o corpo, a dica é buscar por alimentos caseiros que surtam o mesmo efeito. É possível reproduzir o bacon em casa e comer uma carne ainda mais saborosa, orgânica e saudável do que aquela comprada no mercado, por exemplo. O problema é que a rotina atribulada muitas vezes não permite o tempo necessário na cozinha.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário