scorecardresearch ghost pixel



Benefícios da água de coco: a opção em caixinha é saudável?

A água de coco proporciona benefícios desde a hidratação até a diminuição do estresse, e a prevenção de doenças como o câncer.



Principalmente em dias quentes a água de coco é uma ótima opção para refrescar, não é mesmo? E além de ser refrescante é saborosa e tem baixa caloria.

Veja também: 3 receitas fáceis e incríveis de caldos e sopas para o dia frio

Isso porque é composta por 95% de água, tem vitaminas, minerais, carboidratos, aminoácidos e antioxidantes. Proporciona benefícios desde a hidratação até a diminuição do estresse, e a prevenção de doenças como o câncer.

Benefícios da água de coco

É uma bebida isotônica, natural. Rica em sódio, fósforo, potássio, vitamina C, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B. Hidrata o corpo por causa do potássio e magnésio e, por isso, é muito usada praticantes de atividades físicas, pois tem pouca caloria e não causa distensão abdominal como outras bebidas isotônicas que os atletas normalmente consomem.

Também pelo fato de ser isotônica, a água de coco ajuda a resolver problemas provocados pela desidratação, como diarreias. A água de coco combate a ressaca. Isso porque contém açúcares naturais que contribuem para aumentar as quantidades de açúcares no sangue, que são perdidas quando se exagera no álcool, diminuindo os sintomas como náusea e mal-estar.

Melhora o funcionamento dos rins, por ter nutrientes e antioxidantes que ajudam a eliminar toxinas do organismo. E contribui na produção e eliminação de urina. Vale ressaltar, que quanto mais urina, maior é a eliminação de pequenos cristais, consequentemente, reduz os riscos de cálculo renal.

Mas é importante salientar, que água de coco deve ser consumida com muita moderação para quem tem doenças nos rins, devido ao potássio, esse mineral pode sobrecarregar a função dos rins. Ajuda a emagrecer, por ter baixas calorias e pouco carboidratos, além de ser diurética, ajudando na eliminação de toxinas do corpo.

  • Limpa a pele: pode ser usada para hidratar e limpar a pele, possui ácido láurico, que é um ingrediente que ajuda combater fungos e pode ser usado no tratamento da acne
  • Melhora o enjoo, a azia e o refluxo devido ao potássio. Ajuda a diminuir os enjoos da gravidez e diminuir o desconforto de quem faz quimioterapia. 
  • Controla a pressão alta, provoca um relaxamento das veias, e aumenta a eliminação de sódio pela urina, evitando o risco de doenças cardíacas como o infarto.
  • Reduz as placas de gorduras no sangue, assim ajudando a diminuir o colesterol ruim, por causa dos antioxidantes.
    Combate as cãibras, o cálcio e o magnésio vão ajudar nesse processo, ajudando na saúde dos músculos, sendo importante o consumo, principalmente após a prática de atividade física.
  • Melhora as infecções intestinais, é indicada para o tratamento tanto em adultos como em crianças, ajuda repor a água e os nutrientes como o sódio e o potássio que são perdidos quando se tem diarreia.
  • Ajuda a diminuir cansaço e o estresse, quando sentimos sede é sinal de que estamos desidratados, isso causa uma lentidão mental, fadiga e mal-estar.
  • Diminui o envelhecimento precoce, por causa das vitaminas e minerais.

Mas será que todos esses benefícios se estendem à água de coco em caixinha?

Beber água de coco em caixinha é saudável?

De acordo com nutricionistas, para melhor aproveitamento dos benefícios da água de coco, a melhor opção é escolher por ingeri-la em sua versão natural. Isso porque as versões industrializadas apresentam mais quantidades de açúcar, além de ter conservantes. O que reduz os benefícios, inclusive podendo ser prejudicial ao emagrecimento. Por isso, leia bem o rótulo do alimento e certifique-se de que é realmente 100% natural.

Outro cuidado que deve ser observado ao comprar sua água de coco na beira da praia é se certificar de que o lugar é higiênico. Prefira sempre consumir o coco aberto na hora.

Por fim, se a escolha for por aquelas garrafas de água de coco natural que ficam refrigeradas, preste atenção ao prazo de validade, pois não ultrapassa a 1 dia. Havendo coloração na água, significa que não presta mais para beber.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário