scorecardresearch ghost pixel



Cadastro positivo: quem está cadastrado tem benefícios? Como entrar?

O cadastro positivo indica o CPF dos bons pagadores. É uma conquista para aqueles que sempre pagam as contas em dia.



Da mesma forma que os maus pagadores são conhecidos pelas empresas e instituições financeiras, quem tem um bom cadastro recebe um crédito por isso. É o cadastro positivo, uma espécie de currículo financeiro dos bons pagadores.

Leia mais: PIS/Pasep libera parcela de até R$ 1.100 hoje; confira as datas e se irá receber

Para ter o cadastro positivo é preciso pagar todas as contas em dia. Todo o registro fica no CPF de cada cidadão. Ou seja, é um histórico dos pagamentos feitos em dia para possibilitar ainda mais crédito e pontos no mercado.

Cadastro positivo

O cadastro positivo leva em conta o pagamento de contas como luz, água e energia. E inclui também valores maiores, como os casos de empréstimos e financiamentos. Assim, o comércio, os bancos e até mesmo os prestadores de serviço podem acessar as informações do CPF para avaliar se a pessoa é ou não boa pagadora.

 

Atualmente cerca de 4 milhões de brasileiros conquistaram o cadastro positivo por conseguirem manter as contas em dia. Em tempos tão difíceis, de alta inflação e desemprego, pagar as contas sem atraso é um grande diferencial aos olhos do mercado. Hoje a Bahia é o estado com o maior número de pessoas no cadastro positivo. São 320 mil CPFs com bons históricos.

Vale lembrar que o cadastro é automático. Ou seja, assim que a pessoa paga todas as contas em dia, o CPF é automaticamente incluído como positivo. Entre os benefícios está a maior facilidade na liberação de crédito e juros menores.

O registro é adotado atualmente por mais de 70 países que encontraram no cadastro uma forma de facilitar a consulta pelos CPFs dos bons pagadores. Somente o score fica disponível para consulta, a menos que o consumidor libere a consulta dos dados do histórico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário