Todo mundo já se perguntou se sua inteligência é acima da média ou não. Embora alguns indivíduos tenham uma capacidade de raciocínio mais ágil, a verdade é que todos tem grande capacidade de elaborar o pensamento. Afinal, a inteligência humana é o principal fator que distinguem a espécie dos demais animais. No entanto, vale a pena conhecer algumas características típicas de alta inteligência.
Veja também: Viva mais! Pesquisa aponta a dieta que combate o envelhecimento
Mais do que isso, veja como aplicar esses conceitos, já que apenas tê-los não ajuda a estimular o raciocínio.
Inteligência alta: sinais dela e como aplicá-los
Primeiramente, vale destacar que a definição de inteligência alta não é algo tão simples e óbvio quanto parece. Porém, para facilitar o entendimento, vamos ter como foco pessoas que tem raciocínio rápido e que apresentam facilidade em aprender e elaborar o conhecimento em suas mentes.
Características de inteligência alta e suas aplicações
Bastante curiosidade
A curiosidade é uma marca registrada de inteligência. A sede por conhecimento e a vontade de sanar as dúvidas levam a humanidade a diante. Por isso, leia, assista filmes, estude, já que tudo isso vai estimular sua criatividade. Artesanato, pintura e algumas atividades culturais são excelentes para isso também.
Adaptabilidade
Pessoas inteligentes se adaptam mais facilmente às mudanças. A inteligência alta permite que as pessoas encontrem soluções inovadoras para os problemas corriqueiros.
Equilíbrio emocional
Aprenda a lidar com as suas emoções e não viver sempre oscilando entre 8 ou 80. Pessoas com inteligência alta conseguem domar as emoções e decidir mesmo quando sentem medo, felicidade, angústia, euforia etc.
Humor aguçado
Pessoas inteligentes são mais bem-humoradas, afinal elas sabem que não se deve levar a vida tão a sério o tempo todo. As famosas piadas de duplo sentido ou “humor negro” pode ter certa graça para esse pessoal.
Humildade
A inteligência traz a sensação de humildade, pois se entende que há muito o que entender ainda. Como dizia Platão: só sei que nada sei. Entender que não é melhor do que ninguém ajuda a agir de forma mais humana e complacente. Inclusive a empatia é outro atributo da inteligência alta.
Pensamento “fora da caixa” e criatividade
Geralmente, a inteligência aguçada provoca olhares diferentes para situações comuns. Pessoas assim, costumam ter hábitos e rotinas diferentes, bem como apresentam a capacidade de múltiplas saídas para o mesmo problema. Faça atividades que estimulem sua criatividade, como desenho, música, artesanato, escrita etc.