scorecardresearch ghost pixel



Com quantos anos não precisa mais votar em 2022?

No dia 2 de outubro deste ano, todos os cidadãos brasileiros se unem para escolher um novo presidente, governador, senadores e deputados. Veja quem é obrigado a votar em 2022.



Todos os eleitores brasileiros que desejam votar em 2022, precisam regularizar o título até o dia 4 de maio. A data está bem perto de se encerrar e ainda restam dúvidas na cabeça de alguns eleitores. Por exemplo, você sabe qual é a idade máxima para que uma pessoa seja obrigada a votar em 2022? Entenda agora.

Veja também: Nota de R$ 50 especial pode valer mais de R$ 4 mil

Com qual idade o cidadão não precisará votar em 2022?

Segundo a legislação brasileira, o voto é obrigatório para todo e qualquer cidadão brasileiro, nato ou naturalizado. No entanto, a legislação estabelece a obrigatoriedade apenas para pessoas alfabetizadas e que tenham entre 18 e 70 anos de idade.

 

Sendo assim, adolescentes que tenham entre 16 e 17 anos podem, mas não são obrigados a votar em 2022. Além disso, os idosos com mais de 70 anos também se beneficiam das mesmas regras.

O prazo para o fechamento do cadastro eleitoral ocorre sempre com 150 antes das eleições acontecerem. Assim, para quem quiser votar em 2022, é preciso se regularizar até o dia 4 de maio deste ano.

Para votar em 2022 é preciso estar com o cadastro em dia

Se você quer regularizar o cadastro eleitoral, primeiro vale a pena baixar o e-Título. Este é o aplicativo oficial que substitui o título de eleitor tradicional do cidadão. Além disso, através dele, dá para verificar como está a situação legal do eleitor.

 

O app pode ser baixado tanto em celulares que operam com sistema operacional Android quanto com os que utilizam o sistema operacional iOS (iPhone). Qualquer pessoa que não tenha tirado o título de eleitor ou que tenha quitado as pendências cadastrais, não poderá votar em 2022.

Neste ano, as eleições são para a escolha de presidente, governador, deputados e senadores. O dia da votação em 1º turno está marcado para 2 de outubro. A partir do dia 18 de agosto é dada a largada para o pleito nacional, ou seja, começam as campanhas oficiais de cada partido e candidato. Corra para regularizar sua situação em algum cartório eleitoral da sua cidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário