scorecardresearch ghost pixel



Comida picante: quais os benefícios comprovados pela ciência

Existem estudos que comprovam os benefícios que alimentos picantes como o gengibre, a pimenta e o pimentão promovem à saúde.



Assim como tem muitas pessoas que detestam comidas picantes, há aqueles que adoram, mas comem com moderação ou até mesmo evitam comer demais com medo de fazer mal à saúde digestiva. 

Veja também: Erros na cozinha que podem contaminar os alimentos da casa

Caso você pertença ao grupo que adora saborear uma comida mais apimentada, existem estudos que comprovam os benefícios que alimentos como o gengibre, a pimenta, pimentão, cúrcuma e outros, fazem à saúde. Inclusive, tais alimentos podem aumentar a longevidade.

Um estudo chinês publicado pela revista britânica BMJ, destaca que comer com regularidade alimentos picantes está associado a menor risco de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias.

O estudo foi realizado a partir de um grupo com 490 mil chineses, com idades superiores a 30 e menores de 80 anos. Esse grupo de voluntários foi observado durante sete anos. Os cientistas concluíram que as pessoas que comem com mais regularidade alimentos picantes possuem 14% menos riscos de morrer que pessoas que comem uma vez por semana.

Embora o estudo seja muito questionável pela comunidade científica, há fortes indícios de que comer alimentos picantes contribui para uma saúde inabalável.

Afinal, quais os benefícios que a comida picante proporciona à saúde?

Certos alimentos contêm substâncias chamadas de capsaicinoides que são responsáveis pelo sabor mais ardente de alimentos como a pimenta e o gengibre. Elas agem como anti-inflamatórios e ajudam a acelerar o metabolismo. Além dos capsaicinoides, existem substâncias como isotiocianato (encontrado no rábano e em vegetais como a couve-flor e o brócolis), o gingerol (encontrado no gengibre) e a sinigrina (encontrada na mostarda), que também agem beneficamente ao organismo.

Entre os principais benefícios que a comida picante pode provocar na saúde estão:

Melhora a saúde do coração: o consumo de especiarias mais picantes faz com que o consumo de sal seja diminuído, evitando problemas cardiovasculares. Há estudos que associam o consumo de comida picante com a redução do colesterol LDL.

Derrete a gordura corporal: especiarias como a canela, açafrão, pimenta e o cominho ajudam a acelerar o metabolismo, contribuindo para queima de calorias e emagrecimento. Além disso, alguns alimentos aumentam a taxa de repouso metabólico fazendo com que o apetite seja menor.

Previne processo inflamatório: comidas feitas com curcumina, alho e gengibre possuem propriedades anti-inflamatórias que previnem doenças autoimunes, quadros de enxaqueca e náuseas.

Combate doenças crônicas: as propriedades existentes em alguns tipos de alimentos picantes ajudam na prevenção de contrair doenças crônicas como diabetes, hipertensão e colesterol alto. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário