scorecardresearch ghost pixel



Erros na cozinha que podem contaminar os alimentos da casa

Existem erros na cozinha que podem fazer com que sua comida fique contaminada. Veja quais são para sempre evitar cometê-los no dia a dia.



Conheça alguns dos erros na cozinha que podem comprometer a boa qualidade dos alimentos. Na verdade, todos esses equívocos são potenciais riscos para a saúde humana, já que aumentam as chances de contaminação.

Veja também: Como evitar acidentes com a panela de pressão; veja os cuidados básicos

1 – Lavar o frango na pia antes do preparo

Pode até parecer que lavar o frango na pia seja uma boa ideia antes de começar o preparo da carne. No entanto, a água pode fazer com que gotículas respinguem em outros alimentos, utensílios, pratos e talheres.

Essa água que espirra para todo o lado pode estar carregada de bactérias e contaminar uma série de itens na sua cozinha. Aliás, nunca lave o frango com saladas por perto. Bom, na verdade, a dica é nunca lavar o frango.

2 – Lavar vegetais e legumes apenas com água

Embora a sensação seja a de limpeza, lavar as verduras e legumes apenas com água é um erro na cozinha muito comum. Os alimentos precisam ser higienizados com algum outro produto que tenha ação bactericida, como vinagre ou o próprio detergente. Lembre-se apenas de enxaguar para remover o excesso de qualquer produto.

Há quem prefira usar algumas gotas de água sanitária ou de algum produto químico. No entanto, não é preciso recorrer a saídas tão rebuscadas.

3 – Erro na cozinha: esquecer de lavar as mãos

Durante a pandemia, nunca ficou tão evidente a importância de lavar bem as mãos. Na cozinha não é diferente, já que um erro comum está justamente no esquecimento de lavar as mãos antes dos preparos.

Sempre, não importa o qual higiênico você seja, sempre lave as mãos antes de manipular os alimentos. Aliás, repita o processo ao final do preparo.

4 – Compartilhar facas

Usar a mesma faca que cortou um pedaço de carne crua para fatiar um alimento pronto é um erro na cozinha. Aliás, este é um erro grave, o qual pode resultar em contaminação dos alimentos.

O ideal aqui é lavar a faca ou qualquer outro utensílio antes de utilizá-lo em outro alimento.

5 – Descongelar fora da geladeira

É comum deixar que os alimentos congelados percam o gelo fora da geladeira, em temperatura ambiente. No entanto, esse é um erro na cozinha. Sempre deixe que a comida descongele dentro da geladeira, ou seja, tire do freezer e coloque no congelados.

Esse ato simples vai evitar a contaminação dos alimentos por microrganismos que estejam no ar, por exemplo.

6 – Esperar que esfrie para poder gelar é um erro na cozinha

Não precisa esperar a comida esfriar para colocá-la na geladeira. Assim que ela atingir a temperatura por volta de 40°C, pode colocar no equipamento. Basta não deixar alimentos ferventes no interior do refrigerador.

Do contrário, ao deixar o alimento fora da geladeira, aumentam as chances de contaminação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário