scorecardresearch ghost pixel



Como encontrar a felicidade no seu dia a dia: 7 dicas para você aplicar

A felicidade pode ser definida como a soma de várias sensações que promovem bem-estar, satisfação plena, alegria e gratidão.



Embora seja um conceito simples, sentir felicidade duradoura é algo impossível. Nossa vida é repleta de acontecimentos bons e ruins, e a interpretação de cada evento é relativa. Podendo existir variações que variam conforme a bagagem e o conjunto de experiências vividas por cada indivíduo.

Veja também: As 10 profissões que podem deixar de existir no futuro

Muitas pessoas conseguem viver uma vida com uma percepção mais otimista e tendem a ser pessoas mais gratas tanto por suas vitórias quanto por suas derrotas. Para essas pessoas, tudo faz parte de um plano de evolução em que é preciso aprender com cada experiência.

Para outras pessoas, a vida é percebida como um conjunto de empecilhos que lhe impedem de prosseguir e lhe derrubam o tempo todo. 

É fácil encontrar muitos conselhos e dicas sobre como encontrar a felicidade em sua vida, mas como tudo é formado por um conjunto de percepção que não são padronizadas, tornam-se não aplicáveis e sem eficácia.

Em busca de resposta sobre esse assunto, em 2020, uma equipe de pesquisadores desenvolveu um estudo para concluir de fato o que significa a felicidade. A partir do estudo, foi criado um manual com 68 maneiras que geralmente as pessoas são aconselhadas a serem felizes, e pediram para uma equipe de 18 especialistas acadêmicos sobre o tema para realizar uma classificação do que funciona e do que é viável para se fazer e encontrar a felicidade.

Veja os principais conselhos que os especialistas concluíram ser necessário para viver uma vida feliz.

Felicidade no seu dia a dia: 7 dicas para você aplicar em sua vida

Cuidar da família e valorizar os amigos

De acordo com os pesquisadores, investir tempo em estar com a família e com os amigos proporciona uma vida mais leve.

Fazer parte de um clube ou grupo de apoio

Investir recursos para estar próximo de pessoas com coisas em comuns com você, cria um sentimento de pertencimento, evitando o sentimento de frustração, isolamento e solidão.

Ser uma pessoa ativa mental e fisicamente.

Você precisa se manter em movimento, uma ótima maneira para realizar isso, é estabelecer uma rotina de exercícios diários. Além disso, apostar no hábito de ler regularmente, pelo menos durante uma hora ajuda a manter a mente mais saudável.

Investir em seu crescimento espiritual

A religião pode parecer algo difícil de praticar, principalmente se você não tiver uma fé tradicional. Mas é bom buscar o entendimento do mundo e das coisas existentes além da compreensão. Essa prática permite ampliar nossa visão de mundo e compreender outras verdades e possibilidades além de nosso campo físico.

Ser uma pessoa cheia de amor e generosa

 Ser uma pessoa amável tem muitos benefícios como a retribuição das outras pessoas e isso cria um sentimento prazeroso e um ambiente positivo, o que eleva a felicidade.

Ajudar os outros é uma forma de expandir o sentimento de felicidade, pois nada melhor do que servir e ver a expressão de gratidão.

Buscar proximidade com a natureza

Pesquisas apontam que estar em contato com a natureza diminui o estresse e ajuda a melhorar o humor e a memória. Por isso, caminhar por pelo menos uma hora em lugares arborizados como praças ou parques produz muitos benefícios para a vida.

Interagir com colegas fora do ambiente de trabalho

A pesquisa apurou que fortalecer as relações com colegas de trabalho fora do ambiente formal da empresa aumenta o engajamento e pode estar associado à felicidade e produtividade no trabalho.

  




Voltar ao topo

Deixe um comentário