scorecardresearch ghost pixel



Como evitar acidentes com a panela de pressão; veja os cuidados básicos

A panela de pressão precisa de cuidados específicos que ajudarão a ampliar sua vida útil, reduzindo riscos de acidentes.



Quem cozinha com regularidade sabe o quão prático é ter uma panela de pressão à sua disposição. É a solução para preparar receitas com mais agilidade, como feijão, carnes, sopas entre outros. Mas há quem tenha receio de utilizar esse equipamento, seja porque acredita ser difícil de usar ou porque tem medo devido aos riscos de explosão.

Veja também: Aprenda a fazer pudim de caneca em apenas 3 minutos

Verdade seja dita, a panela de pressão precisa de cuidado em seu manuseio, pois em caso de explosão, os danos podem ser graves e até fatais.

Foi o que aconteceu com uma funcionária de um restaurante no Distrito Federal, no último dia 08 de maio. A vítima que trabalhava no momento do acidente, foi encontrada pelo corpo de bombeiros inconsciente e com diversos ferimentos na cabeça, após a explosão de uma panela de pressão industrial. Infelizmente, acabou não resistindo e falecendo no local.

Acidentes como esse podem ser evitados tomando as devidas precauções importantes na hora da compra do equipamento, com a manutenção e detalhes durante o uso. Conheça os cuidados necessários para evitar acidentes graves ao utilizar a sua panela de pressão.

Como evitar acidentes com a panela de pressão, veja quais são os cuidados importantes

Como qualquer equipamento que usamos em nossa casa, a panela de pressão precisa de cuidados específicos que ajudarão a ampliar sua vida útil.

Para começar compre sempre equipamentos com o selo do Inmetro, pois é uma garantia de que a marca passou por testes de qualidade e segurança, além de indicar que está dentro dos parâmetros legais de comercialização.

Capacidade máxima

A maioria das marcas disponíveis no mercado em seu interior possui uma marcação com o nível máximo de capacidade, que deve ser seguido à risca para evitar acidentes. Quando se ultrapassa essa marcação, pode ser que o alimento ao entrar em ebulição durante o cozimento suba e acabe entupindo a válvula. Agora se a sua panela não tiver essa marcação cuide para que o preenchimento de alimento mais a água não ultrapasse 2/3 da capacidade.

Preste atenção a válvula

Após cada utilização de sua panela, lave bem a tampa, principalmente a válvula, para evitar que fique entupida. Durante a lavagem, você pode retirar o pino da tampa e esfregar bem todos os orifícios para retirar toda a sujeira acumulada e enxágue depois disso. 

Cuidados com a borracha e vedação

É comum ir utilizando a panela e esquecer de prestar atenção na vida útil da borracha. Sempre tome o cuidado para observar se a borracha está macia e livre de rachaduras. Se você observar que a saída de vapor está sendo através das laterais da tampa, é sinal de que precisa trocar a borracha. Não esqueça, o vapor só deve sair por meio do pino de sua panela.

Cuidados com a pressão

Outro cuidado importante é iniciar a pressão em fogo alto e ir diminuindo após iniciar a pressão. Dessa forma, você poupa o gás e evita que o alimento seque rapidamente sem estar completamente cozido.

Jamais force a saída de pressão. Também não force a tampa para abrir. O melhor é deixar a pressão sair naturalmente, isso evitará acidentes e queimaduras.




Voltar ao topo

Deixe um comentário