scorecardresearch ghost pixel



Como garantir a melhor qualidade para água do café

Saiba que a água do café é responsável por boa parte do gosto dessa bebida tão apreciada no Brasil. Aprenda como garantir a melhor qualidade do líquido, que compõe mais de 90% do preparo.



O café é uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros. Não é à toa, já que seu sabor é cativante e os efeitos estimulantes ajudam a encarar uma rotina longa de trabalho ou de estudos, por exemplo. Porém, com o tempo, o paladar fica mais apurado e o preparo do café se torna minucioso para garantir um resultado único. Nessa hora até a água do café faz diferença.

Veja também: Fritada de batata com calabresa: aprenda a fazer hoje

A verdade é que a água do café realmente pode interferir no sabor e no aspecto geral dessa bebida, que parece tão simples. Por isso, hoje você vai aprender algumas dicas para que a qualidade da água do café não seja um problema no seu preparo.



 

Como a água do café impacta a receita?

Muitas vezes, no processo da culinária, a água é um dos itens mais menosprezados pelos cozinheiros. No entanto, saiba que a água do café compõe mais de 90% da bebida. Ou seja, menos de 10% do que você toma realmente é café ou açúcar. Todo o resto é apenas água. Só isso já evidencia a importância da qualidade do líquido, certo?

É imprescindível buscar por uma água neutra, para garantir que o sabor realçado seja apenas o do grão moído e torrado. Pequenas variações da água podem influenciar no sabor do café.

Como garantir a melhor água para o café perfeito?

A primeira dica é abandonar a água da torneira, pois ela é cheia de cloro e outros aditivos para garantir sua segurança ao consumo. Sendo assim, sempre prefira utilizar água filtrada para preparar seu café.



 

Existem alguns aditivos que garantem mais neutralidade à água, mas eles devem ser utilizados com cautela. A água filtrada através de carvão ativado é uma das melhores para utilizar na cozinha.

Além disso, antes de passar o pó de café, ferva a água, mas espere por 5 minutos antes de despejá-la sobre o pó. Isso vai garantir que ela não queime a sua bebida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário