scorecardresearch ghost pixel



Como identificar os sintomas da perda de memória: é possível reverter

Reverter a perda de memória depende de fatores que somente através de diagnóstico e tratamento médico é possível obter.



A memória é parte fundamental que transmite a nós mesmos quem fomos, quem somos e quem seremos. Toda a informação adquirida, armazenada e consultada sempre que precisamos é possível em virtude da existência de conexões feitas por meio de neurônios ou por células nervosas presentes em nosso cérebro.

Veja também: 5 formas para diminuir as chances de doenças cardiovasculares

Quando uma pessoa apresenta pequenos esquecimentos recorrentes ou possui dificuldade de recordar fatos e acontecimentos que costumava a se recordar, pode significar o começo de algum problema relacionado ao funcionamento do cérebro.

Quais as causas mais comuns de perda de memória

Existem muitas causas que podem provocar a perda de memória, entre elas:

  • Depressão;
  • Deficiência de vitaminas;
  • Hipotireoidismo;
  • Demência; e
  • Alzheimer.

Outros fatores que afetam o processo de memorização são quando ocorrem doenças neurológicas, problemas metabólicos, excesso de consumo de álcool, distúrbios psicológicos, excesso de medicamentos, fumo, drogas ilícitas e excesso de cafeína.

Como identificar os sintomas causados pela perda de memória?

Quando uma pessoa tem dificuldade de recordar em que dia da semana, mês ou ano que está, é preciso estar alerta.

Outro fato que acontece com bastante frequência é esquecer trajetos que costumavas seguir, ou ter dificuldade de formular frases em conversas por dificuldade de lembrar de palavras usuais, perda de objetos dentro de casa, repetir histórias que já contou diversas vezes ou até mesmo repetir comentários.

Normalmente, a pessoa não percebe que está passando por esses sintomas, muitas vezes é preciso ter o apontamento de outra pessoa mais próxima. No entanto, existem pessoas que começam a notar que suas habilidades estão prejudicadas, pois impacta diretamente em sua produtividade ao executar determinada tarefa. 

Em todos os casos, a busca por ajuda médica é essencial para o tratamento adequado.

É possível reverter a perda de memória?

Tudo vai depender da análise médica que deve ser feita assim que notar que o problema está piorando de modo que impacte a qualidade de vida e bem-estar do paciente.

Existem estudos que demonstram que escolher um modo de vida mais saudável, através de um cardápio composto de alimentos naturais, além de práticas de atividades físicas, leitura e relaxamento pode impedir a ocorrência de perda de memória.

A perda de memória quando relacionada a déficit nutricional, pode ser revertida através de suplementação de vitamina B12. Outros problemas como hipotiroidismo, pode ser tratado através de suplementação de hormônios da tireoide, assim como problemas relacionados à depressão que requer tratamento específico conforme cada caso. 

Vale lembrar que somente um médico através de exames clínicos e laboratoriais é quem possui condições de avaliar, diagnosticar e sugerir o melhor tratamento.

Contudo, sabemos que adotar um estilo de vida saudável pode combater e prevenir o problema a longo prazo. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário