scorecardresearch ghost pixel



5 formas para diminuir as chances de doenças cardiovasculares

Hábitos alimentares saudáveis aliados a práticas de exercícios ajudam na prevenção de diversas doenças. Veja 5 formas de reduzir o colesterol.



Se você é um amante de comida gordurosa, não resiste a uma boa porção de batatas fritas e esbanja no consumo de fast foods e alimentos industrializados, saiba que você faz parte do grupo de pessoas com potencial de desenvolver colesterol alto. 

Veja também: Benefícios do café: a bebida melhora a saúde do coração

O colesterol é um problema que tem aumentado nos últimos anos. Conforme dados publicados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 40% da população brasileira possui colesterol alto. Os riscos de estar com essa condição são: doenças cardiovasculares, risco de infarto fulminante, AVC entre outros.

O que é colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado e presente em alguns alimentos. Possui influência na produção de alguns hormônios, também faz parte da composição de algumas células do cérebro, nervos e músculos e outros órgãos.

Existem diferentes tipos de colesterol, o HDL, LDL e VLDL. Nosso corpo produz boa parte do colesterol, mas também pode ser encontrado em alimentos como ovo, leite, carne etc.

Quando o corpo está com colesterol alto, significa que os níveis de LDL estão elevados. Essa condição aumenta a quantidade de placas de gordura nas artérias, que podem acabar se acumulando e causando entupimento e impedindo o fluxo normal e necessário de sangue. E sem o fluxo de sangue normal, isso pode causar uma arteriosclerose craniana, isto é, um derrame.

Como reduzir o colesterol

Diversas análises e estudos foram e continuam sendo feitos para compreender melhor o funcionamento do colesterol e seus impactos no organismo, bem como alternativas para reduzir os riscos de desenvolver essa doença.

A certeza que a ciência nos tem mostrado é que boas práticas alimentares aliadas a um estilo de vida com hábitos saudáveis é o melhor caminho tanto na prevenção como no tratamento do colesterol alto.

E alguns alimentos são capazes de auxiliar na redução das taxas de colesterol no sangue, vamos conhecer que tipos de alimentos são esses.

5 formas para reduzir o colesterol

Dar adeus às gorduras ruins: comer frituras em excesso e com regularidade é um fator de risco para o aumento do colesterol. Portanto, evite o consumo de carnes gordurosas e alimentos processados e industrializados. Isso pode ajudar a diminuir o colesterol.

Restringir o consumo de açúcar: leia os rótulos dos alimentos antes de comprar, verifique se há grandes concentrações de açúcar e qual o tipo do açúcar presente no alimento. Não compre opções com fontes de açúcar desconhecidas ou que contenham xarope de milho ou frutose e ainda, dextrinas.

Consuma boas fontes de fibras e gorduras na dieta diária: boas fontes de gordura são, por exemplo, a castanha, o abacate e os peixes. São fontes que ajudam o organismo, melhoram a circulação, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom. Enquanto boas fontes de fibras ajudam a eliminar a gordura do intestino, o que reduz as taxas de colesterol.

Consuma alimentos saudáveis e que diminuam o colesterol: além das fibras, alguns tipos de óleos como azeite de oliva, a linhaça, nozes, abacate e castanhas, são opções ricas em fitoesteróis, que são substâncias que diminuem o colesterol ruim.

Viva uma vida mais saudável e atlética: evite o consumo de drogas e pratique atividades físicas regulares. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário