Sabemos que nas questões de saúde, o mesmo sintoma pode ter diagnósticos diferentes, nesse artigo você conhecerá alguns sintomas que podem indicar que você está em depressão.
Veja também: Novo app Sweat Coin paga pela caminhada diária que as pessoas fazem
Identificar esses sintomas não significa que o diagnóstico seja depressão, mas serve de alerta para procurar um médico que possa realizar esse diagnóstico com precisão.
O dia a dia cada vez mais agitado e com metas cada vez mais rígidas, e a pressão das empresas sobre os profissionais podem gerar um sentimento de ineficiência.
Associado a essa pressão, a pandemia trouxe um isolamento social que em muitos casos agravou os sentimentos negativos sobre as pessoas.
Diversas pesquisas mostram que o convívio diário com outras pessoas ajuda a reduzir pensamentos negativos e proporciona momentos mais alegres.
Abaixo veremos alguns sintomas que podem indicar que você está em depressão ou está em um caminho que pode levar a depressão.
Principais sintomas que podem significar uma depressão
- Problemas de memória, ter pensamentos lógicos mais lentos ou dificuldade para se concentrar.
- Redução da libido. Não significa deixar de fazer sexo, mas não sente ou encara como algo prazeroso;
- Angústia, irritabilidade e mal humor;
- Dores no corpo, falta de disposição para as tarefas do dia a dia. Além de tensão na nuca, constipação, má digestão, azia, diarreia, entre outros;
- Desânimo e sensação cansaço;
- Disfunção do sono, que pode ser a vontade de permanecer mais tempo na cama, ou dificuldade de dormir, a famosa insônia, que pode ser também um despertar mais cedo, por exemplo, duas horas antes do que está acostumada;
- Visão negativa para a maioria das coisas; e
- Alterações alimentares, podendo ser um aumento do apetite ou a falta de apetite, causando alterações de peso.
Ter um ou mais desses sintomas não significa estar em depressão, mas como dito acima, são alertas que não devem ser ignorados.
Depressão é uma condição que pode afligir qualquer pessoa em qualquer tempo, não é sinal de fraqueza, mas é necessário a investigação clínica para o tratamento adequado. Se você sente algum dos sintomas descritos ou conhece alguém que esteja assim, busque ajuda profissional.